UMA ANÁLISE EMPÍRICA DO IMPACTO DO BALANCED SCORECARD NO DESEMPENHO DE ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

Auteurs

  • Vicente Bicudo de Castro Monash University
  • Victor Prochnik
  • José Francisco Rezende UNIGRANRIO Universidade do Grande Rio
  • Antonio Roberto Ramos Nogueira COPPEAD de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração

DOI :

https://doi.org/10.34629/ric.v6i4.20-41

Mots-clés :

Balanced Scorecard. Desempenho organizacional. Resultados da adoção

Résumé

O Balanced Scorecard (BSC) vem sendo amplamente difundido entre as grandes organizações, mas seu impacto sobre os resultados econômicos ainda é objeto de debate. Para discutir esta questão no contexto brasileiro, o artigo faz uma análise econométrica da possível relação entre o desempenho econômico e o uso do BSC em empresas de grande porte. Esta relação é discutida com base em dados do ano 2005, abrangendo alinhamento estratégico, adoção do BSC e gestão do capital intelectual. Os resultados desta pesquisa constatam que a presença do BSC está vinculada a uma melhor margem de contribuição em empresas que adotaram a ferramenta há mais de um ano. Contudo, não há uma relação significativa entre o faturamento das empresas e o uso do BSC. Além disso, verificou-se que o tempo de uso do BSC apresenta um coeficiente positivo e relevante com a margem de contribuição das empresas, mas não com o faturamento.

Bibliographies de l'auteur

Vicente Bicudo de Castro, Monash University

Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ/FAC e Doutorando em Management Accounting pela Monash University (Melbourne/Austrália).

Victor Prochnik

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor do Instituto de Economia Industrial da UFRJ.

José Francisco Rezende, UNIGRANRIO Universidade do Grande Rio

Doutor em Ciência da Administração pela UFRJ/COPPEAD e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO.

Antonio Roberto Ramos Nogueira, COPPEAD de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela USP/FEA e Professor do Instituto COPPEAD de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração.

Publiée

2013-03-05