PERCEPÇÃO DE CONTADORES SOBRE O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL

Autori

  • Bárbara Daniele Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Wênyka Preston Leite Batista da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jandeson Dantas da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Sérgio Luiz Pedrosa Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v12i1.1-17

Parole chiave:

Profissional Contábil, Ética Profissional, Código de Ética Profissional do Contador.

Abstract

O profissional contábil deve adotar uma postura que busque o aperfeiçoamento contínuo e o desenvolvimento de habilidades necessárias para atender as exigências do mercado. Para tanto, tal postura deve ser pautada em atitudes éticas para se obter confiança, credibilidade e reconhecimento profissional. Destarte, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos contadores de Mossoró a respeito do Código de Ética do Profissional Contábil no desenvolvimento de suas atividades. Quanto à metodologia aplicada para o alcance de tal finalidade, adotou-se a pesquisa de caráter descritivo e de abordagem quantitativa, por meio de um levantamento do tipo survey com 26 contadores do município de Mossoró-RN, tendo como instrumento de pesquisa um questionário com questões de múltipla escolha, adaptado de Souza (2016) e Silva (2016). Com os resultados, constatou-se que a maioria dos profissionais contábeis do município de Mossoró conhece e coloca em prática os regulamentos do Código de Ética Profissional Contábil no exercício de suas profissões.

Biografie autore

Bárbara Daniele Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Ciências Contábeis (2016) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e MBA em Finanças e Controladoria (2017) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). 

Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Administração pela Universidade Potiguar. Professora do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Jandeson Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Professor do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Sérgio Luiz Pedrosa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Riferimenti bibliografici

Almeida, M. C. (2014). Curso de Contabilidade Introdutória em IFRS e CPC: atende à programação do 1º ano dos cursos de ciências contábeis, administração de empresas e economia. 1. ed. São Paulo.

Alves, F. J. S., Lisboa, N. P., Weffort, E. F. J, & Antunes, M. T. P. (2007). Um estudo empírico sobre a importância do código de ética profissional para o contabilista. Revista Contabilidade & Finanças-USP, 18(1), 58-68.

Anjos, L. C. M., Neto, A. R., da Silva, D. J. C., & Miranda, L. C. (2011). Código de Ética e o Comportamento ético na vida pessoal: um estudo junto a pessoas envolvidas com a Contabilidade. Revista de Contabilidade da UFBA, 5(2), 4-19.

Araujo, M. dos R., Pureza, M. L. B. de O. H., & Silva, C. A. T. (2015). Lei Nº 6,404/76: Uma Análise dos Principais Avanços Proporcionados à Contabilidade no Brasil. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, 2(2), 17-32.

Arruda, M. C. C., do Carmo Whitaker, M., & Ramos, J. M. R. (2003). Fundamentos de ética empresarial e econômica. Atlas.

Conselho Federal de Contabilidade. Resolução nº 1.307/10 de 09/12/2010: Disponível em: <http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1307_2010.htm>. Acesso em 01/09/2017.

______. Resolução nº 803/96 de 10/10/1996: Aprova o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC. Disponível em: < cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_803.doc>. Acesso em: 01/09/2017.

Corrêa, D. V., Rodrigues Ferreira, C., & Shinzaki, K. (2005). Uma breve reflexão sobre a importância da ética na profissão contábil. Revista Contemporânea de Contabilidade, 2(3), 57-72.

Dutra, J. S. (2004). Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas.

Freitas, A. C., Diehl, C. A., & Macagnan, C. B. (2011). A percepção sobre ética de estudantes de curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 5(1), 21-49.

Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Iudícibus, S., & Marion, J. C. (2009). Introdução à teoria da contabilidade para o nível de graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Lima, M. E. B., Prazeres, R. V. D., Araújo, J. G. N. D., & Araújo, J. G. D. (2014). Ética em Contabilidade: um estudo sobre a percepção dos discentes acerca da ética profissional. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, 1(2), 121-134.

Lisboa, L. P. (2006). Ética Geral e Profissional em Contabilidade. São Paulo, SP: 2ª ed. Editora Atlas.

Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics. Lisboa: Edições Sílabo.

Medeiros, A. W., & Vieira, E. R. F. C. (2010). Percepção comparativa no âmbito da Ética entre os alunos do curso de Ciências Contábeis do 1º e 4º ano da FARN. Interface, 7(1), 93-108.

Nascimento, C., Bezerra, T. L., Espejo, M. M. D. S. B., Pacheco, V., & Antonovz, T. (2010). O tema “ética” na percepção dos alunos de graduação de ciências contábeis em universidades da região sul do Brasil. Revista Contemporânea de Contabilidade, 7(14), 75-96.

Nash, L. L. (2001). Ética nas Empresas. São Paulo, SP: Makron Books.

Niyama, J. K. (2010). Contabilidade Internacional. 2 ed. São Paulo: Atlas.

Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2003). Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas.

Rosa, F. S., & Feil, A. A. (2017). A percepção sobre ética dos estudantes em Ciências Contábeis. Revista Científica on-line-Tecnologia, Gestão e Humanismo, 7(2), 20-37.

Sá, A. L. (2001). Ética profissional. São Paulo: 4ª Ed. Editora Atlas.

______. Ética Profissional. 9. ed. 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2014.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. 5. ed. São Paulo: McGraw Hill.

Severino Júnior, D. S., & Costa, F. J. (2014). Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, 15, 1-16.

Silva, Kamila Beling Alves da. (2016). A formação ética do profissional contábil: um estudo no campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis), Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Souza, Breno Laércio dos Santos. (2016). Ética profissional contábil: um estudo sobre a aplicação dos regulamentos do código de ética nos escritórios de contabilidade de Cruz das Almas - BA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Faculdade Maria Milza, Governador Mangabeira-Bahia.

Pubblicato

2018-08-28

Fascicolo

Sezione

Artigos