UMA REFLEXÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DOS CONTADORES
DOI:
https://doi.org/10.34629/ufpe-iscal/1982-3967.2007.v1.72-83Parole chiave:
Aprendizagem cooperativa, Inteligência emocional, Liderança.Abstract
Esse estudo tem por objetivo identificar com reflexão crítica os elementos e técnicas específicas da metodologia de ensino- aprendizagem-cooperativa - e suas contribuições, capazes de desenvolver nos discentes características de habilidades sociais e da inteligência emocional que garanta uma formação diferenciada em consonância com as expectativas do mercado no trabalho em equipe. Utilizou-se o método de abordagem dedutivo aliado à técnica de documentação indireta. Concluiu-se que o método de aprendizagem cooperativa, baseado em problemas, relacionada com a aprendizagem colaborativa visa à interação entre alunos de maneira que estes alcancem objetivos em comum, trazendo a possibilidade de se preparar alunos solidários, que respeitam as diferenças, com auto-estima elevada, capazes de liderar equipes de forma positiva, com habilidades cooperativas, tendo estes aspectos diferenciados em sua formação. Abstract: This study has the purpose of identifying with a critical reflection the specific elements and techniques of the cooperative teaching-learning methodology and its contributions, capable of developing on the students characteristics of social abilities and emotional intelligence which guarantees a differentiated formation in consonance with the market expectations in a group work. It was used the deductive approach method allied to the indirect documentation technique. It was concluded that the cooperative learning technique, based on problems, related to the collaborative learning aims the interaction among students in a way which they reach common goals, bringing up the possibility of preparing mutual students, who respect the differences, with a high self-esteem, capable of leading teams in a positive way, with cooperative abilities, having these differentiated aspects in their formation. Keyword: Cooperative learning; Emotional intelligence; leadership.Downloads
Pubblicato
2008-03-11
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.