FATORES QUE SÃO INFLUENCIADOS PELO TÍTULO DE DOUTOR: APLICAÇÕES DA TÉCNICA DELPHI

Autori

  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto de Andrade Martins Universidade de São Paulo
  • Edgard Bruno Cornachione Jr. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34629/ric.v2i4.38-61

Parole chiave:

doutor, Delphi, capital humano.

Abstract

Investir em educação traz gratificações tanto individuais quanto para a sociedade. Adultos com maiores níveis educacionais têm melhores possibilidades de trabalho e, quando empregados, melhores salários. No Brasil, o número de cidadãos com títulos de mestre e doutor vêm aumentando, a cada ano. Segundo dados da Capes, o número de mestres e doutores saiu de 7.039 em 1990 para 35.724 em 2003. Nesse contexto, pesquisar as alterações ocorridas na vida dos titulados torna-se de suma importância e direciona o objetivo deste estudo: estabelecer, por meio da técnica Delphi, fatores do desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade que são potencialmente influenciados por um curso de doutorado. Trata-se de um método que busca a obtenção do consenso de especialistas, com base em respostas anônimas a questionário e feedback controlado. Neste caso foi desenvolvida com dois painéis compostos de 15 e 10 especialistas e 3 rodadas via e-mail. Ao final do processo foram identificados 19 fatores, com: empregabilidade, prestígio, autonomia profissional e respeitabilidade e reconhecimento acadêmico/profissional como os mais importantes.

Biografie autore

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Gilberto de Andrade Martins, Universidade de São Paulo

Professor titular do Departamento de Contaabilidade e Atuária da FEA/USP

Edgard Bruno Cornachione Jr., Universidade de São Paulo

Professor associado do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP

Pubblicato

2009-02-03