FORTALECENDO A BASE FINANCEIRA
UMA ANÁLISE DO LETRAMENTO FINANCEIRO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PRIVADAS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE
DOI:
https://doi.org/10.34629/ric-ijar/1982-3967.2023.v17.e-023007Palavras-chave:
letramento financeiro, educação financeira, micro e pequenas empresas familiaresResumo
Este estudo teve como objetivo identificar o letramento financeiro de gestores de empresas familiares localizadas em Vitória de Santo Antão/PE, e observar se há relações com suas características socioeconômicas. Os dados foram levantados por meio da aplicação de um questionário adaptado da OCDE (2011), abrangendo as áreas de conhecimento, comportamento e atitude financeira, bem como as características socioeconômicas dos respondentes e dados das empresas. Para análise, foi realizada a estatística descritiva dos dados, e para a investigação da relação entre as características socioeconômicas e o letramento financeiro, foram adotados os testes de Kruskal-Wallis e o post-hoc de Dunn. Os resultados revelaram conhecimento de produtos financeiros mais comuns, como poupança, conta corrente e desconhecimento de produtos relevantes para o segmento, como o microcrédito. Quanto às pontuações de letramento financeiro, os entrevistados apresentaram pontuação média mais elevada do que o estudo prévio da OCDE (2020), tanto para o total do letramento financeiro como para o conhecimento, o comportamento e a atitude financeira. Este resultado corrobora a perspectiva de gestores e empreendedores de micro e pequenas empresas que possuem níveis de letramento financeiro acima da média da população em geral. Quanto à relação das características socioeconômicas, encontrou-se que possuir renda regular e pertencer a níveis mais elevados de renda foram as características com maior frequência de significância para as pontuações de letramento.
Referências
Adomako, S., Danso, A., & Ofori Damoah, J. (2016). The moderating influence of financial literacy on the relationship between access to finance and firm growth in Ghana. Venture Capital, 18(1), 43-61.
Agyei, S. K. (2018). Culture, financial literacy, and SME performance in Ghana. Cogent Economics & Finance, 6(1), 1-16.
Álvarez, R. Y., & Montoya, R. J. (2018). Relationship of the financial decision making with the financial knowledge level in MSMEs. Suma de Negocios, 9(19), 36-44.
Amadeu, J. R. (2009). A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Oeste Paulista]. São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/820.
Amagir, A., Groot, W., Van Den Brink, H. M., & Wilschut, A. (2020). Financial literacy of high school students in the Netherlands: knowledge, attitudes, self-efficacy, and behavior. International Review of Economics Education, 34, 100185. https://doi.org/10.1016/j.iree.2020.100185.
Atkinson, A., & Messy, F. (2012) Measuring financial literacy: results of the oecd/ international network on financial education (INFE) pilot study. OECD Working Papers on Finance, Insurance and Private Pensions, 15.
Azevedo, J. G., & Leone, R. J. G. (2011). Práticas de gestão financeira em micro e pequenas empresas: um estudo descritivo em indústrias de castanha de caju do estado do Rio Grande do Norte. Revista Ciências Administrativas, 17(1), 55-83. https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3221.
Berger, A. N., & Udell, G. F. (1998). The economics of small business finance: The roles of private equity and debt markets in the financial growth cycle. Journal of Banking & Finance, 22(6-8), 613-673. https://doi.org/10.1016/S0378-4266(98)00038-7.
Chen, H., & Volpe, R. P. (1998). An analysis of personal financial literacy among college students. Financial Services Review, 7(2), 107-128. https://doi.org/10.1016/S1057-0810(99)80006-7.
Clarke, M. C., Heaton, M. B., Israelsen, C. L., & Eggett, D. L. (2005). The acquisition of family financial roles and responsibilities. Family and Consumer Sciences Research Journal, 33(4), 321-340. https://doi.org/10.1177/1077727X04274117.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Artmed.
Daher, D. M., Mineiro, A. A. C., Damaso, J., & Boas, A. A. V. As micro e pequenas empresas e a responsabilidade social: uma conexão a ser consolidada. In: IX SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Rio de Janeiro, Brasil.
Dahmen, P., & Rodríguez, E. (2014). Financial literacy and the success of small businesses: An observation from a small business development center. Numeracy, 7(1), 1-12.
Dalbosco, C., & Zitkoski, D. M. (2005). Modelo de gestão: Um estudo em empresas familiares. Revista de Administração, 4(7), 17-47.
Enef. (2017, August 3). Conceito de educação financeira no Brasil. ENEF. Recuperado de https://www.vidaedinheiro.gov.br/educacao-financeira-no-brasil/.
Essel, B. K. C., Adams, F., & Amankwah, K. (2019). Effect of entrepreneur, firm, and institutional characteristics on small-scale firm performance in Ghana. Journal of Global Entrepreneurship Research, 9, 1-20.
Eniola, A. A., & Entebang, H. (2016). Financial literacy and SME firm performance. International Journal of Research Studies in Management, 5(1), 31-43.
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. C. C. (2004). Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, 44(1), 44-57.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. Atlas.
Goyal, K., & Kumar, S. (2021). Financial literacy: a systematic review and bibliometric analysis. International Journal of Consumer Studies, 45(1), 80-105. https://doi.org/10.1111/ijcs.12605.
Hastings, J., Mitchell, O. S., & Chyn, E. (2011). Fees, framing, and financial literacy in the choice of pension manager. In: Financial literacy: implications for retirement security and the financial marketplace.
Huston, S. J. (2010). Measuring financial literacy. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 296-316. https://doi.org/10.1111/j.1745-6606.2010.01170.x.
Inep. (2015). Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros In: Brasil No PISA 2015. [S. L.]. Recuperado de https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf.
Jobim, S. S. A., & Losekann, V. L. (2015). Alfabetização financeira: mensuração do comportamento e conhecimento financeiros dos universitários da universidade da região da campanha, Rio Grande do Sul. Revista Sociais e Humanas, 28(2), 125-139.
Jorgensen, B. L. (2007). Financial literacy of college students: parental and peer influences. [Tese de doutorado, Virginia Polytechnic Institute and State University]. Bracksburg, Virginia, EUA.
Kpmg. (2022). Fintechs: crescimento na América Latina. Recuperado de https://kpmg.com/br/pt/home/insights/2022/04/fintechs-crescimento-america-latina.html.
Liao, T. F., & Cai, Y. (1995). Socialization, life situations, and gender-role attitudes regarding the family among white American women. Sociological Perspectives, 38(2), 241-260. https://journals.sagepub.com/doi/10.2307/1389292.
Lucian, R., & Dornelas, J. S. (2015). Mensuração de atitude: proposição de um protocolo de elaboração de escalas. Revista de Administração Contemporânea, 19(2), 157-177. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151559.
Lucci, C. R., Zerrenner, S. A., Verrone, M. A. G., & Santos, S. D. (2006). A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. Seminário em Administração, 9.
Lusardi, A., & Tufano, P. (2015). Debt literacy, financial experiences, and overindebtedness. Journal of Pension Economics & Finance, 14(4), 332-368. https://doi.org/10.1017/S1474747215000232.
Lusardi, A., & Mitchell, O. S. (2011). Financial literacy and retirement planning in the United States. Journal of Pension Economics & Finance, 10(4), 509-525. https://doi.org/10.1017/S147474721100045X.
Lusardi, A., Mitchell, O. S., & Curto, V. (2010). Financial literacy among the young. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 358-380. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-6606.2010.01173.x.
Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. E ed. Bookman.
Mandell, L. (2008). Financial literacy of high school students. In: Xiao, J. J. (eds). Handbook of Consumer Finance Research. Springer.
Matias, A. B, & Lopes, J. R. F. (2002). Administração financeira nas empresas de pequeno porte.
Monticone, C. (2010). How much does wealth matter in the acquisition of financial literacy?. Journal of Consumer Affairs, 44(2), 403-422. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-6606.2010.01175.x.
OCDE. (2005). Recommendation on principles and good practices for financial education and awareness: recommendation of the council. Recuperado de https://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf.
OCDE. (2011). Measuring financial literacy: questionnaire and guidance notes for conducting an internationally comparable survey of financial literacy. Recuperado de https://www.oecd.org/finance/financial-education/48303570.pdf.
OCDE. (2016). G20/OECD infe core competencies framework on financial literacy for adults g20/oecd infe core competencies framework on financial literacy for adults adult financial literacy competencies. Recuperado https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/OECD-INFE-International-Survey-of-Adult-Financial-Literacy-Competencies.pdf.
OCDE. (2018). OECD/INFE core competencies framework on financial literacy for MSMEs. Recuperado de https://www.oecd.org/financial/education/OECD-INFE-core-competencies-framework-on-financial-literacy-for-MSMEs.pdf.
OECD/INFE. (2020). OECD/INFE 2020 international survey of adult financial literacy. Recuperado de https://www.oecd.org/financial/education/oecd-infe-2020-international-survey-of-adult-financial-literacy.pdf.
Pinto, M. B., Parente, D. H., & Mansfield, P. M. (2005). Information learned from socialization agents: its relationship to credit card use. Family and Consumer Sciences Research Journal, 33(4), 357-367. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1177/1077727X04274113.
Rogers, P., Rogers, D., Souza, G. S. (2018). Comportamento e atitude financeira: refinamento de um modelo de medida e exame de relações estruturais em estudantes universitários. In: V Encontro Brasileiro de Economia e Finanças Comportamentais. São Paulo.
Salomé, F. F. S., Sousa, R. M. N., Sousa, R. E. A., & Silva, V. G. M. (2021). O impacto da pandemia do COVID-19 na gestão financeira das micro e pequenas empresas do setor varejista de Cláudio-MG. Research, Society and Development, 10(6), e36910615303. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15303.
Schmeiser, M. D., & Seligman, J. S. (2013). Using the right yardstick: assessing financial literacy measures by way of financial well‐being. Journal of Consumer Affairs, 47(2), 243-262. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joca.12010.
Sebrae. (2016). Sobrevivência das empresas no Brasil. Recuperado de https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf.
Sebrae. (2017a). Guia completo sobre a gestão de empresas familiares. Recuperado de https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Arquivos/Guia%20sobre%20gesta%CC%83o%20de%20empresas%20familiares.pdf.
Sebrae. (2017b). Vitória de Santo Antão (PE)|Cidades e Estados|IBGE. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/vitoria-de-santo-antao/panorama.
Sebrae. (2020). Informações atualizadas sobre empreendedorismo e negócios. Recuperado de https://agenciasebrae.com.br/.
Sebrae. (2023). Na empresa familiar, a família nunca perde seu lugar. Recuperado de https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/na-empresa-familiar-a-familia-nunca-perde-seu-lugar,84f9ec1910c87810VgnVCM1000001b00320aRCRD.
Silva, B. H., Portugal Júnior, P. D. S., Souza, R. S., Piurcosky, F. P., & Lemes, P. T. (2020). A essencialidade da educação financeira na vida do gestor financeiro: uma análise com profissionais da Macrorregião de Varginha-MG. In: XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT, São Paulo, Brasil.
Sucuahi, W. T. (2013). Determinants of financial literacy of micro entrepreneurs in Davao City. International Journal of Accounting Research, 1(1), 44-51.
Talib, N. A., Yahaya, R., & Jusoh, M. A. (2017). Financial education resource, level of financial literacy and its relationship with financial behaviour among entrepreneurs at north zone mini rtc. International Journal of Accounting, Finance and Business, 2(5), 123- 135.
Yakob, S., Yakob, R., Bam, H. S., & Rusli, R. Z. A. (2021). Financial literacy and financial performance of small and medium-sized enterprises. The South East Asian Journal of Management, 15(1), 5.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Santana da Paz, Maryana Bonifácio da Silva, Alana Héllen Costa e Silva, Kécia da Silveira Galvão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
As publicações são cobertas pelos seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Responsabilidade dos artigos e resenhas cabe aos autores.
- Nenhum estágio de publicação, avaliação ou submissão envolve transações financeiras.