A CORRUPÇÃO NO BRASIL À LUZ DO DIREITO ECONÔMICO
Resumo
Discute-se a busca de critérios racionais para a compreensão da corrupção enquanto simbiose injurídica entre o Poder Público e interesses particulares, com suas repercussões na formulação e execução da política econômica, atraindo, pois, o interesse do Direito Econômico. Pela aplicação do método analítico-substancial, examinar-se-á a sua presença na realidade da economia, bem como a sua percepção por parte dos agentes econômicos, verificando até que ponto ela pode ser ou não indesejável para estes e, em seguida, investigar-se quais são os fins constitucionais da ação do Estado na ordem econômica, diante da compreensão de ela somente poder ser considerada lisa quando em conformidade com a sua própria razão de ser. Ao cabo, discutir-se-ão os parâmetros empregados na qualificação das medidas de política econômica, para se concluir acerca da presença ou não da corrupção quando da respectiva execução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.