Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A RAFDR aceita submissões em português (Comunidade de Países de língua portuguesa), inglês, espanhol e francês. Para ver a diretrizes para cada idioma, por favor mude o idioma do site clicando no menu que se encontra no canto superior direito da tela.

Submissões de artigos em língua portuguesa (Comunidade de Países de língua portuguesa) devem obedecer às seguintes diretrizes:

1. Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura:

  • Título, em português e em inglês.
  • Resumo, em português e em inglês.
  • Palavras-chave, em português e em inglês.
  • Corpo do texto.
  • Referências

2. O manuscrito tem

(2.1) layout A4 (29,7 x 21 cm), com margens superior e esquerda (3 cm); inferior e direita (2 cm).

(2.2) O itálico é usado somente para designar palavras estrangeiras

(2.3) Recuos são feitos na régua do editor de texto (não pela tecla TAB)

(2.4) Tem no mínimo 15 páginas e no máximo 25 páginas

(2.5) Estar em formato Word (*.doc).

 

3. Resumo deve ter entre 100 e 250 palavras, ressaltando os objetivos, a metodologia, os resultados e as principais conclusões do estudo, seguindo na sua elaboração a NBR 6028 vigente e tendo como formatação:

  • Fonte: Times New Roman
  • Tamanho 12
  • Alinhamento justificado

 

4. As palavras-chave devem ser aquelas que caracterizam melhor o estudo e devem ser, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, 05 (cinco). Conforme NBR 6028.

 

5. O corpo de texto deve conter a introdução, o desenvolvimento e conclusão, tendo como formatação:

  • Fonte: Times New Roman
  • Tamanho: 12
  • Alinhamento: Justificado
  • Recuo na primeira linha: 1,25 cm

 

6. As Citações devem ser descritas no sistema autor-data conforme NBR 10520 vigente, resumidas as seguir. Solicitamos aos autores que evitem usar citações diretas, preferindo a modalidade de citações indiretas.

 

(6.1) Citação direta com menos de 03 (três) linhas (transcrição literal, ipsis litteris) a parte citada deve vir entre duplas aspas, conforme os exemplos:

 

Exemplo 1: Segundo Saldanha (2008, p. 9) “o crescimento de qualquer ciência pode ser acompanhado pelo crescimento de sua bibliografia.”

 

Exemplo 2 (dois autores): Para Bernardes e Pereira (2011, p. 18) “grandes transformações urbanas marcaram o início do século XX na cidade do Recife, planos de reforma se sucederam a fim de atender a demanda por modernização.”

 

6.2 Citação direta com mais de 03 (três) linhas, devem ser destacadas e terem formatação:

  • Recuo de 4 cm da margem esquerda
  • Fonte Times New Roman, tamanho 11
  • Espaço entre linhas simples
  • Alinhamento Justificado

 

6.3 Citação indireta, o texto é baseado na obra do autor consultado, normalmente uma paráfrase, nestes casos não se usa aspas e é facultativo descriminar à página da obra citada.

  

7. Referências devem obedecer às regras NBR 6023 vigente, exemplificadas a seguir:

Exemplo 1 - Referência de livro com um único autor:

SALDANHA, Nélson. Humanismo e história. Recife: Bagaço, 2008. 121 p.

                  Exemplo 2 - Referência de livros ou coletâneas com três ou mais autores:

VILELA, Karine Gomes Falcão et al. (org.). Obras raras e valiosas: critérios adotados pela Biblioteca da Faculdade de Direito do Recife. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. 90 p.

Exemplo 3 - Referência de artigo de Revista:

BERNARDES, Denis Antônio de Mendonça; PEREIRA, Juliana Melo. Quando a cidade era universitária: a geografia da Univer-cidade do Recife antes da construção da UFPE. Estudos universitários, revista de cultura, Recife, v. 27, n. 8, p. 17-25, ago. 2011.

 

Exemplo 4 - Referência de Artigo de Revista meio eletrônico com DOI:

WEBERBAUER, Paul H.; RAMOS, Liane de M. S. A norma constitucional inconstitucional? O curioso caso do art. 5º, XXXI e o art. 226, §6º da Constituição Federal de 1988. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, v. 61, n. 1, p. 115-144. DOI  http://dx.doi.org/10 Disponível em: http://revistas.ufpr.br/direito/article/view/42832/27889. Acesso em: 8 dez. 2018.

 

Exemplo 5 - Referência de Artigo de Revista meio eletrônico sem DOI:

WEBERBAUER, Paul H. Sobre a influência da constitucionalização do Direito privado na ideia de ordem pública internacional. Arquivo jurídico: Revista Jurídica eletrônica da UFPI,  Teresina, v. 1, n. 1, p. 143-158. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/raj. Acesso em: 8 dez. 2018.

 

Exemplo 6 - Referência de Legislação:

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

 

Exemplo 7 - Referência de Legislação em meio eletrônico:

BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999. Disponível em: http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?ld=LEI%209887. Acesso em: 22 dez. 1999.

 

8. Manuscritos que fazem uso de fotos, documentos pessoais, nome de pessoas devem ser acompanhados da autorização do comitê de ética da Instituição ao qual o(s) autor(es) estão afiliados (inserido como documento suplementar a submissão).

 

9. Tabelas e as ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), devem ter sua identificação descrita na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.

 

10. Número máximo de autores por artigos: 03 (três) autores. No caso de 03 autores, um deles tem de ser obrigatóriamente doutorando ou doutor.

 

11. Titulação dos autores: por força de entendimentos da CAPES, a RAFDR somente aceitará submissão de bacharelando, bacharel e especialista (posgraduado lato senso) somente se for em coautoria com com um doutor.

Essas diretrizes foram elaboradas em conjunto com a Biblioteca Setorial de Direito da Faculdade de Direito do Recife, registrando-se aqui nossos agradecimentos.

Quaisquer dúvidas envie um e-mail para revista.academica@ufpe.br

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação de outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, não superior a 2 mb;
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto não contém plágio;
  5. O texto contém entre 15 e 25 páginas e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    texto contém entre 10 e 25 páginas
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega da Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife.

  7. Todos os metadados de cadastro dos Autores, Área e sub-área de conhecimento acadêmico e Palavras-Chave estão corretamente preenchidos, texto contém entre 10 e 25 páginas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos de licenciamento:

(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.

(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Informações adicionais:

Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:

Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.

 

Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Caso exista o interesse entrar em contato com algum dos autores de artigos publicados na RAFDR, pode-se enviar um e-mail para revista.academica@ufpe.br que encaminhará a mensagem para o(s) respectivo(s) autores.