Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. 1. Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura:
    (1) Título, em português e em inglês.
    (2) Nome do autor e afiliação institucional.
    (3) Resumo, em português e em inglês.
    (4) Palavras-chave, em português e em inglês.
    (5) Corpo do texto.
    (6) Referências.
  2. 2. As citações serão preferencialmente feitas através do sistema autor data, contendo no corpo do texto do trabalho, entre parênteses, o nome do autor em letras maiúsculas, a separação por vírgula, a ano da edição do livro, nova separação por vírgula, a abreviação: p., seguida imediatamente da página na qual se encontra a citação. Por exemplo: (SALDANHA, 2008, p.75). Também são admissíveis as citações em notas de rodapé, desde que contenham o nome do autor, o nome da obra, as referências da edição do livro e a página do texto citado.
  3. 3. As referências devem conter os dados que individualizam a obra. Serão feitas contendo o nome do autor, o título do trabalho citado, a cidade da editora, o nome da editora e o ano da edição. Preferencialmente, obedecerão ao seguinte modelo para o caso de livros: sobrenome do autor em letras maiúsculas, separação por vírgula, prenome e demais nomes do autor, separação por dois pontos, nome do livro, separação por ponto final, cidade da editora, separação por ponto e vírgula, nome da editora, separação por vírgula e ano a edição seguido de ponto final. Por exemplo: SALDANHA, Nelson. Humanismo e história. Recife: Bagaço, 2008. Para o caso de artigos, antes do nome do veículo deve ser acrescentado entre aspas o título do trabalho e, após o nome do veículo devem ser acrescentados os dados que individualizam o volume ou ano e o número da revista. Por exemplo: FREITAS, Ricardo de Brito. “As condições da pesquisa científica em direito penal”. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Vol. 41, Nº47, Bauru, Edite, jan-jun 2007.
  4. 4. O arquivo deve estar em formato Microsoft Word, não podendo ultrapassar 2MB. O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 em espaço 1,5 e alinhamento justificado. O layout da página deve ser feito em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm).
  5. 5. O resumo deve ter, no máximo, 200 palavras e ressaltar o objetivo, o método de pesquisa e as principais conclusões. As palavras-chave, que no máximo serão cinco, devem indicar o conteúdo do trabalho.
  6. Para artigos escritos em língua estrangeira, deverá ser apresentado título, resumo e palavras-chaves em português e inglês.
  7. Para publicação na revista, a titulação mínima dos autores é o grau de mestre, podendo o mestrando apresentar artigo em coautoria com um doutor.
  8. Os artigos que contenham uso de fotos, documentos pessoais, nome de pessoas devem ser submetidos ao Comitê de Ética da UFPE.
  9. Após aprovado para publicação, o que deve ser informado ao autor, os direitos autorais do artigo passam à responsabilidade da Revista Acadêmcia. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, não superior a 2 mb:
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto não contém plágio;
  5. O texto contém entre 10 e 25 páginas e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
    texto contém entre 10 e 25 páginas
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega da Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife.

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores que publicam na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (doravante "RevAcadFDR") concordam com os seguintes termos:

(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RevAcadFDR o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.

(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na RevAcadFDR, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Informações adicionais:

Os artigos publicados na Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:

Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na RevAcadFDR.

 

Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da Revista Academica da Faculdade de Direito a difusão de conhecimento e não sua monopolização.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Caso exista o interesse entrar em contato com algum dos autores de artigos publicados na RAFDR, pode-se enviar um e-mail para revista.academica@ufpe.br que encaminhará a mensagem.