AS TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS E OS NOVOS MODELOS DE DEMOCRACIA

Autores

  • Murilo Gaspardo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)/Campus de Franca - SP. Departamento de Direito Público.

Resumo

Em um contexto em que a democracia brasileira se mostra consolidada, mas cujo funcionamento de suas instituições é objeto de grande descontentamento da população, cresce a demanda por uma reforma do sistema político estabelecido pela Constituição de 1988. Entretanto, o adequado enfrentamento deste tema requer uma reflexão sobre a própria concepção de democracia diante das profundas mudanças pelas quais passa o Estado e todas as formas de organização social. Este artigo pretende trazer uma contribuição para este debate por meio de uma revisão dos valores, princípios e formas tradicionais de democracia, bem como de uma análise a propósito dos novos modelos de democráticos que podem contribuir com o enriquecimento das propostas de reforma política.

Biografia do Autor

Murilo Gaspardo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)/Campus de Franca - SP. Departamento de Direito Público.

Professor de Ciência Política, Teoria do Estado e Direitos Fundamentais do Curso de Graduação em Direito, e do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da FCHS/UNESP. Doutor (2013) e Mestre (2009) em Direito do Estado, e Bacharel em Direito (2005) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa "Governança Global, Direitos Humanos e Democracia" e Coordenador do Projeto de Extensão "Núcleo de Cidadania Ativa da UNESP/Franca".

Downloads

Publicado

2015-09-07

Edição

Seção

Artigos