Uma experiência de especialização de professoras primárias em Desenho e Artes Industriais no Instituto de Educação do Distrito Federal – RJ (1932-1939)
DOI:
https://doi.org/10.52583/cartema.v7i7.237200Palavras-chave:
História do Ensino de Artes, Formação de Professores de Desenho e Artes, Instituto de Educação.Resumo
Desenho e Artes Industriais para professores primários que foram criados por iniciativa do professor Fernando Nerêo de Sampaio, no Instituto de Educação do Distrito Federal (Rio de Janeiro), no período de 1932 a 1939, momento em que a instituição formava professores primários em nível superior. As questões que nortearam a pesquisa foram: quais os conhecimentos, valores e habilidades com os quais se queria dotar esses professores primários de Desenho e Artes? Quais eram as finalidades e que efeitos se queria promover com esse tipo de formação? Para essa tarefa recorreu-se a fontes documentais encontradas no acervo do Centro de Memória da Educação Brasileira, do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – CMEB/ISERJ. Essas fontes consistem em: a) Programas de Ensino dos Cursos de Formação de Professores Primários, de Aperfeiçoamento e Especialização em Desenho e Artes do Instituto de Educação do Distrito Federal; b) um catálogo da 4ª Exposição de Desenho e Artes Aplicadas de 1935. A análise centra-se à luz dos estudos sobre currículo e disciplinas escolares, destacando as contribuições de Ivoor Goodson (1997; 2012; 2013) e André Chervel (1990), bem como as questões de gênero no magistério tendo como referência o trabalho de Guacira Lopes Louro (2001). Dessa forma, busca-se empreender uma análise da relevância do ensino artístico na formação do professor primário, focalizando a formação nos cursos de Especialização em Desenho e Artes do Instituto de Educação do Distrito Federal.Referências
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria £t Educação, Porto Alegre, vol. 2, p. 177-229, 1990.
DEWEY, John. A arte como experiência. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.
GOODSON, Ivor F. Currículo, teoria e história. 13. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
GOODSON, Ivor F. A construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.
GOODSON, Ivor F. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria e Educação. Porto Alegre: n.2, 1990.
LOPES, Sonia de Castro. A Escola de Educação como eixo integrador da Universidade. In: FÁVERO, Maria de Lourdes e LOPES, Sonia de Castro (org.). A Universidade do Distrito Federal (1935-1939): um projeto além de seu tempo. Brasilia: Liber Livro, 2009.
LOPES, Sonia de Castro. Oficina de Mestres: História, memória e silêncio sobre a Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939). Rio de Janeiro: DP&A; FAPERJ, 2006.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. 5ed. São Paulo: Contexto, 2001.
SIMIONI, Ana Paula C. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, pp. 143-159, vol. 17, n. 50, outubro de 2002.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e Universidade. FÁVERO, Maria de Lourdes e BRITTO, Jader de Medeiros (org.). Rio de Janeiro: Editora: UFRJ, 2010.