Arte, pesquisa e universidade

Autores/as

  • Raimundo Martins Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251668

Palabras clave:

Arte, Pesquisa, Universidade, Pós-graduação, Graduação.

Resumen

Este artigo analisa paradigmas e paradoxos do conhecimento e da arte pondo
em perspectiva conflitos epistemológicos e contradições que delinearam uma trajetória
histórica e estética, gerando oscilações e alternâncias acerca das concepções de mente
e corpo como ‘locus’ de percepção, conhecimento e expressão. Examina as relações de
descontinuidade e fragmentação entre graduação e pós-graduação, enfatizando a pesquisa
como vital à uma formação que integre temas/questões empíricos, teóricos, práticos
e metodológicos. Propõe uma epistemologia da arte que contemple modalidades
de conhecimento ‘não-proposicional’ e ‘proposicional’, abrangendo diferentes formas de
experiência e aprendizado cultural e artístico.

Biografía del autor/a

Raimundo Martins, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), pós-doutor
pela Universidade de Londres (Inglaterra) e pela Universidade de Barcelona (Espanha).
Professor Titular e Diretor da Faculdade de Artes Visuais, docente do Programa de Pós-
-Graduação em Cultura Visual (PPG-CV) da Universidade Federal de Goiás. É editor
da Coleção Desenredos e membro do Conselho Editorial da revista (In)Visibilidades,
da Rede Iberoamericana de Educación Artística (RIEA) e da Revista Digital do LAV, da
Universidade Federal de Santa Maria. Recentemente, publicou (c/ Irene Tourinho) os
livros Cultura Visual – conceitos e Contexto (20011), Cultura Visual e Infância: quando
as imagens invadem a escola (2010) e Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e
Pesquisa(2009).

Citas

FRANCHI, Carlos. A formação do pesquisador na área de humanidades na universidade brasileira. In: ALBANO, Eleonora; POSSENTI, Sírio; ALKMIN, Tânia (Orgs). Saudades da Língua. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 12-38.

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Cómo citar

Martins, R. (2012). Arte, pesquisa e universidade. Cartema, 1(1), 9–20. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251668