Avaliar o quê, em arte?

Autores/as

  • Maria Betânia e Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251669

Palabras clave:

Ensino de arte, Avaliação, Práticas pedagógicas.

Resumen

Refletir sobre processos de avaliação em arte, como disciplina escolar, é o objetivo
desse texto. É parte de uma pesquisa histórica sobre o ensino de arte na cidade do
Recife que teve como campo de investigação três escolas públicas, especificamente, nos
anos sessenta aos oitenta do século passado. Utilizamos documentos oficiais do período,
documentos escolares, depoimentos de professores e alunos. O estudo mostra que,
naquele momento, as preocupações com o processo avaliativo diziam mais respeito às
atitudes e comportamentos que ao processo de aprendizagem dos conteúdos específicos
da arte devido às dificuldades em estabelecer critérios do como e o que avaliar em arte,
presentes nos documentos oficiais e refletidos nas práticas pedagógicas dos professores.

Biografía del autor/a

Maria Betânia e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFMG. Mestra em Educação pela UFPE. Graduou-se
em Licenciatura em Artes Plásticas pela UFPE. É professora da Graduação e Pós-graduação
em Artes Visuais da UFPE.

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Cómo citar

Silva, M. B. e. (2012). Avaliar o quê, em arte?. Cartema, 1(1), 21–32. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2012.251669