Da narrativa na arte: espaço-tempo figurativo e istoria na pintura pós-medieval
DOI:
https://doi.org/10.51359/2763-8693.2014.251739Abstract
Neste texto vamos procurar discernir algumas das transformações na organização
narrativa das imagens pictóricas face às grandes categorias do espaço-tempo figurativo
que se sucederam nos séculos XV, XVI e XVII. Antes, porém, abordaremos os fundamentos
teóricos dos estudos da narrativa visual e passaremos em revista os modelos de
narrativa visual que, desde a mais remota Antiguidade ao Renascimento, pela Idade
Média, se foram sucedendo em distintos suportes e meios, acabando por se concretizar
em diferentes padrões de composição retabular e de organização narrativa. Trataremos,
também, algumas das principais estratégias de construção da imagem, no dealbar do
«espaço teatral renascentista», progressivamente dominado pelas leis da perspetiva e
aberto a novas modalidades de narratividade, procurando compreender a passagem de
uma imagem de devoção predominantemente «icónica» (dominada por uma «moda»
de nobilitas que atravessou a produção do terceiro quartel de quatrocentos, da Itália à
Flandres) aos grandes conjuntos «narrativos».