Debaixo d'água flutuamos entre musgos

mostra de audiovisual experimental no Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.261766

Palavras-chave:

audiovisual experimental, Pará, fluxo, afeto, memória

Resumo

Este comentário explora o projeto “Debaixo d’água flutuamos entre musgos: mostra de audiovisual experimental no Pará”, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2023 no Museu da Imagem e do Som do Pará, na cidade de Belém. Utilizando o conceito de mergulho para a realização da curadoria, esse projeto mapeou e exibiu um total de quarenta e uma obras de audiovisual experimental produzido entre 1978 e 2022 majoritariamente na cidade de Belém, mas também em outros territórios do Pará e da Amazônia brasileira. A partir dos conceitos-chave fluxo, afeto e memória como elementos de resistência e sobrevivência no mergulho no território Amazônico. Essa mostra se configurou como importante espaço de circulação dessa produção, de modo a solidificar essas obras como decisivas para a escrita de outras histórias do audiovisual experimental no Brasil.

Biografia do Autor

Danilo Baraúna, Newcastle University; The British Academy

Professor, pesquisador, curador independente e artista visual. Doutor em Belas Artes pela Glasgow School of Art (Reino Unido), com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior (DPE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente trabalho como British Academy International Fellow na Universidade de Newcastle, na Inglaterra.

Referências

BASTOS, M.; ALY, N. (org.). Audiovisual experimental: arqueologias, diálogos, desdobramentos. São Paulo: Pontocom, 2018.

FERNANDES, E.; GONTIJO, F. Diversidade sexual e de gêneros e novos descentramentos: um manifesto queer caboclo. Amazônia – Revista de Antropologia, Belém, v. 8, n. 1, p. 14-22, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v8i1.4722. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/4722. Acesso em: 2 jun. 2025.

LINDNER, K. Questions of embodied difference: film and queer phenomenology. NECSUS: European Journal of Media Studies, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 199-217, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.25969/mediarep/15056. Disponível em: https://mediarep.org/entities/article/02e82770-0b32-497c-87dc-5f69f66b562a. Acesso em: 2 jun. 2025.

MACHADO, A. Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2007.

MELLO, C. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.

MORAN, P. Performance audiovisual: uma poética entre meios. 2022. Tese (Livre docência em Direção audiovisual) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/27/tde-29032022-133945/?&lang=pt-br. Acesso em: 9 jun. 2025.

SEIGWORTH, G. J.; GREGG, M. An inventory of shimmers. In: GREGG, M.; SEIGWORTH, G. J. (ed.). The Affect Theory Reader. London: Duke University Press, 2010. p. 1-26.

Downloads

Publicado

23.07.2025

Como Citar

Baraúna, D. (2025). Debaixo d’água flutuamos entre musgos: mostra de audiovisual experimental no Pará. Cartema, 15(15), 1–7. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2025.261766

Edição

Seção

Dossiê: Imagem em Movimento - Exposições Artísticas Comentadas