MARCAS DE INTERAÇÃO NA ESCRITA VIRTUAL

Autores

  • Tarciana Pereira Almeida Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O homem é um ser de linguagem. É através dela que ele se inscreve no mundo e torna-se sujeito. Tendo em conta essa afirmativa, e dando  mais atenção à linguagem escrita, pretendemos demonstrar como os alunos constituem-se enquanto escritores, a partir da escrita de comentários em um blog. Os problemas a que tentamos responder foi: Os alunos escrevem de forma mais clara quando se dirigem a um interlocutor real? Em sua escrita virtual aparecem marcas de interatividade? A pesquisa foi realizada com uma turma de alunos do 5º ano de uma escola pública municipal de Recife e tomamos  como base a abordagem qualitativa e a técnica do estudo de caso. Verificou-se que, durante as postagens no blog, os alunos possuíam uma  clara  representação de sua interlocutora, deixando marcas de interatividade e suas escritas, apesar de serem curtas, atendiam às intenções comunicativas. Observou-se também a necessidade de a escola apostar no trabalho com esse suporte textual, por se configurar numa proposta atraente para os alunos.

Biografia do Autor

Tarciana Pereira Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógia (FACHO) e  Mestranda em Educação e Linguagem (UFPE). Professora da Prefeitura do Recife.

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Publicado

2013-04-16

Edição

Seção

Artigos