MARCAS DE INTERAÇÃO NA ESCRITA VIRTUAL

Autor/innen

  • Tarciana Pereira Almeida Universidade Federal de Pernambuco

Abstract

O homem é um ser de linguagem. É através dela que ele se inscreve no mundo e torna-se sujeito. Tendo em conta essa afirmativa, e dando  mais atenção à linguagem escrita, pretendemos demonstrar como os alunos constituem-se enquanto escritores, a partir da escrita de comentários em um blog. Os problemas a que tentamos responder foi: Os alunos escrevem de forma mais clara quando se dirigem a um interlocutor real? Em sua escrita virtual aparecem marcas de interatividade? A pesquisa foi realizada com uma turma de alunos do 5º ano de uma escola pública municipal de Recife e tomamos  como base a abordagem qualitativa e a técnica do estudo de caso. Verificou-se que, durante as postagens no blog, os alunos possuíam uma  clara  representação de sua interlocutora, deixando marcas de interatividade e suas escritas, apesar de serem curtas, atendiam às intenções comunicativas. Observou-se também a necessidade de a escola apostar no trabalho com esse suporte textual, por se configurar numa proposta atraente para os alunos.

Autor/innen-Biografie

Tarciana Pereira Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógia (FACHO) e  Mestranda em Educação e Linguagem (UFPE). Professora da Prefeitura do Recife.

Veröffentlicht

2013-04-16

Ausgabe

Rubrik

Artigos