EXPLORANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor/innen

  • Simone Rodrigues Martins Santos UFPE
  • Rita de Cássia Eloia Guedes UFPE
  • Ana Carolina Perrusi Brandão

Abstract

Nesta pesquisa, buscamos identificar as práticas de leitura presentes em salas do último ano da Educação Infantil, analisando também a condução dessas práticas pelas professoras. Foram realizadas observações de aulas e entrevistas com duas professoras atuando na rede pública e duas na rede privada. Os dados indicaram a existência de práticas de leitura bastante diversificadas, sendo algumas delas presentes em todas as salas, como foi o caso da roda de história. Nas salas da rede pública, o acesso das crianças ao material de leitura era controlado pelas docentes, enquanto nas salas da rede privada tal acesso era inteiramente livre. Embora não tenhamos encontrado diferenças marcantes entre as práticas de leitura identificadas nas escolas públicas e privadas, constatamos algumas diferenças quanto à ênfase dada a determinadas atividades envolvendo a leitura, conforme discutiremos no artigo.

Autor/innen-Biografien

Simone Rodrigues Martins Santos, UFPE

Estudante concluinte de Pedagogia - Centro de Educação - UFPE

Rita de Cássia Eloia Guedes, UFPE

Estudante concluinte de Pedagogia - Centro de Educação - UFPE

Ana Carolina Perrusi Brandão

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – Centro de Educação – UFPE

Veröffentlicht

2012-07-08

Ausgabe

Rubrik

Artigos