IMAGENS QUE PRODUZEM IMAGENS
Résumé
A leitura do texto literário propicia ao leitor contatar as muitas imagens que se reservam em sua experiência imaginária. E é contando com este imaginário que o leitor projeta as muitas imagens que são suscitadas pelo espaço literário. Entendemos que seja a partir de sua relação com o seu corpo e com o do outro, percebendo o corpo enquanto imagem, que o leitor compreende o que está lendo. Destas relações imagéticas com o seu próprio corpo, são projetas as muitas imagens que se dialogam. Ele entende que tudo a seu redor mantém um elo que o liga às imagens da literatura. Uma imagem fala de outra imagem, elas interagem e, dessa interação, o leitor, estabelece sentido a esses signos. Signos que são forjados no meio onde se encontram os indivíduos social e culturamente constituídos. As imagens literárias também são possíveis de ser reelaboradas e reproduzidas artisticamente em forma de desenho, pintura ou colagem. Procedimento possível de ser realizado quando se há uma motivação para o desenvolvimento do potencial criativo e imagístico do aluno a partir da leitura do texto literário. Neste artigo, expomos nossa experiência com alunos de ensino médio de uma rede pública de educação, numa oficina realizada pelo SESC, em Buíque, interior de Pernambuco. Nosso objetivo é de analisar o procedimento e a condição de leitura do leitor de texto literário e como ele relaciona uma imagem à outra. Apoiado na Fenomenologia da percepção e do imaginário, desenvolvemos este trabalho com base em estudos de Merleau-Ponty (2002), Pitta (2005), Iser (1999) e outros.