Hipo e Hipersegmentação em uma turma do Segmento I da Educação de Jovens e Adultos

Auteurs

  • Rebeca Andrade Alcântara UNIJORGE

Résumé

A delimitação das palavras em um texto é uma atividade complexa para quem está em processo de aquisição da língua escrita. Por isto, encontram-se, com certa frequência, palavras escritas separadas por espaço em branco, ou seja, hipersegmentadas, e palavras unidas como se fossem uma só, hipossegmentadas. Essas duas formas de segmentação não convencional na escrita, a hiper e a hipossegmentação, são nosso objeto de estudo. Para a observação, coleta e análise dessas ocorrências, utilizamos textos escritos por estudantes do Segmento I da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o suporte metodológico da abordagem qualitativa e o método indiciário (GINZBURG, 1989). A partir dos resultados de nossa pesquisa, observamos que a consciência metalinguística juntamente com a percepção de constituintes prosódicos (NESPOR & VOGEL, 2007) indiciam o trânsito do escrevente na elaboração de sua escrita, nos momentos em que segmenta fora da convenção.

Biographie de l'auteur

Rebeca Andrade Alcântara, UNIJORGE

Docente UNIJORGE.

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Publiée

2013-04-15

Numéro

Rubrique

Artigos