LETRAMENTO E EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Autores

  • Ilka Dayanne Medrado Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Maria Tarciana de Almeida Barros Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Leonardo Rodrigues Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Resumo

Este artigo descreve um estudo que objetivou comparar os níveis de letramento de estudantes que possuem algum episódio de evasão escolar na modalidade de EJA com os níveis de letramento dos estudantes que não evadiram nessa modalidade, buscando compreender como letramento e evasão escolar se relacionam nesse contexto educativo. Foram realizadas três tarefas que avaliavam a importância das práticas de leitura e escrita e o conhecimento sobre textos. Resultados revelaram não haver relação significativa entre a situação escolar dos estudantes (não evadidos/evadidos) e os níveis de letramento, considerando-se que a maioria dos participantes apresentou altos níveis de letramento nas tarefas propostas, independente de seu histórico de abandono das salas de aula.

Palavras-chave: letramento; evasão escolar; conhecimento sobre textos; EJA.

Biografia do Autor

Ilka Dayanne Medrado Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federeal de Pernambuco - UFPEFormada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de Pernambuco - UPEFormada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Maria Tarciana de Almeida Barros, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPEProfessora da Universidade Federal do Vale do ao Francisco - UNIVASF

Leonardo Rodrigues Sampaio, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor em Psicologia Cognitiva pela UFPEProfessor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

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Publicado

2012-07-08

Edição

Seção

Artigos