Notícias

ATENÇÃO: Prorrogação de prazo

 

Comunicado: Prorrogação do prazo de submissão dos trabalhos para o Dossiê temático: Desenvolvimento humano e profissional no âmbito da educação
O prazo foi prorrogado até o dia 04 de outubro de 2020.
 
Announcement: Postponement of deadline for submission of papers to the thematic dossier: Human and professional development in education
The deadline for submissions has been postponed until October 04, 2020.

 
Publicado: 2020-08-31
 

Chamada para submissão de artigos na próxima edição de Eutomia, seção Linguística

 


Dossiê temático: Desenvolvimento humano e profissional no âmbito da educação

Muitos estudos sobre o desenvolvimento humano foram realizados, em especial, no século XX. Dentre os autores que mais se destacaram, ressaltamos Dewey, Mead, Buhler, Claparède, Vygotski e Piaget. Estes pesquisadores continuam ocupando um importante espaço nas reflexões acerca das teorias e dos conceitos que tratam do desenvolvimento, em todas as suas fases ou períodos, a partir da infância, perpassando os processos do devir.

Atualmente, para além do desenvolvimento humano, também assume um espaço nesta discussão o desenvolvimento profissional. E, neste espaço de discussão, considerando que o meio social é tido como fonte fundamental de desenvolvimento, convém traçar uma interface do desenvolvimento profissional com a questão do ensino, da escola e da formação.

O presente dossiê tem como propósito se apresentar como um espaço de discussão sobre a concepção de desenvolvimento e sobre o papel duplo que envolve o contexto de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, destacamos o desenvolvimento humano e profissional do aluno e/ou do professor que se desenha a partir das diferentes práticas cotidianas no âmbito da escola/da educação sob o prisma das diferentes correntes teóricas.

Nesta edição da Revista Eutomia, convidamos professores, pesquisadores e doutorandos para apresentarem trabalhos que tratem do Desenvolvimento humano e profissional no âmbito da educação. Os artigos e ensaios devem ser interpretativos e analíticos. Aceitam-se contribuições em português, inglês, espanhol e francês. 

O prazo para submissão dos trabalhos se encerra no dia 31 de agosto de 2020

Data para publicação: Setembro de 2020



Call for papers for the coming issue of Eutomia, section on linguistics


Thematic dossier: Human and professional development in education

Many studies on human development have been carried out, especially in the 20 th Century. Among the prominent authors, Dewey, Mead, Buhler, Claparède, Vygotski and Piaget can be highlighted. These researchers still hold an important space in the reflections on the theories and concepts related to development in all its phases or periods, from childhood, going through the processes of future development.

Currently, apart from human development, professional development gains an important space in this discussion. Hence, within this space, considering that the social environment is viewed as an essential source of development, it is worth examining the interface of professional development with the issues of teaching, schooling and education.

The current dossier aims at providing a space for discussion on the conception of development and on the double role involving the teaching and learning contexts. As such, emphasis is put on the student´s and/or teacher´s human and professional development which emerges from the different daily practices within the school or education framework in the light of the different theoretical currents.

This edition of the Journal Eutomia aims at building a significant collection of studies which address the theme Human and professional development in education. Hence, the researchers interested in such studies are invited to take part of this special issue of Eutomia. The contributions can be submitted in Portuguese, Spanish, French or English.

The deadline for submissions is August 31, 2020.

Date of publication: September 2020


Organizadores / Organizers:

Bernard Schneuwly (Université de Genève)
Eulália Leurquin (UFC)
Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE)
Sueli Cavendish (UFPE)

 
Publicado: 2020-06-03
 
1 a 2 de 2 itens