A Catação de Materiais Recicláveis em Três Cenas: Contribuições dos Estudos Discursivos

Del Carmen Daher, Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Resumo


Resumo: Este artigo enfoca a relação linguagem e mundo do trabalho a partir de uma perspectiva discursiva que tem como marco teórico a Análise do discurso em sua vertente de base enunciativa.  Integra pesquisas que se voltam para uma compreensão ampliada de situação de trabalho, analisando-a a partir de uma rede de discursos proferidos e de suas condições de enunciabilidade (FOUCAULT, 1969: DAHER, ROCHA, SANT´ANNA, 2002; VARGENS, 2005). O estudo aborda enunciados instituídos em diferentes espaços e tempos, que constituem discursivamente sentidos sobre o trabalho do catador de materiais recicláveis.

Palavras-chave: Linguagem, trabalho, catadores de materiais recicláveis. 



Resumen: Este artículo plantea la relación entre lenguaje y mundo del trabajo e integra aportes teóricos del Análisis del discurso que se sitúan en una perspectiva enunciativa.  Se inscribe en una línea de investigaciones que conciben de manera ampliada la situación de trabajo, a partir del análisis de una red de discursos y de sus condiciones de enunciabilidad (FOUCAULT 1969: DAHER, ROCHA, SANT’NNA, 2002; VARGENS, 2005). En este estudio se analizan enunciados producidos en diferentes espacios y tiempos, que constituyen discursivamente sentidos sobre el trabajo del recolector de materiales reciclables.

Palabras clave: Lenguaje,  trabajo, recolectores de materiales reciclables.


Texto completo:

PDF

Referências


BOUTET, J. (Org.). Paroles au travail. Paris: Éditions L’Harmattan, 1995.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. (2004). Dicionário de análises do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.

FOUCAULT, M. (1969). A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

_____. (1971). A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 13 ed. Tradução Laura F. A. Sampaio. São Paulo: Loyola, 2006.

––––––. (1974). A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2005.

––––––. (1975). Vigiar e punir. Petrópilis: Vozes, 2004.

––––––. (1977). Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

GREGOLIN, M.R.F.V. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos, São Paulo: Claraluz, 2004.

LACOSTE, M. Paroles, activité, situation. In: BOUTET, J. (Org.). Paroles au travail. Paris: Éditions L’Harmattan, 1995.

MAINGUENEAU, D. (1987). Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes. 1997.

________. D. (1998) Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2002.

MOREIRA, T. A constituição de subjetividades em raps do Nacional Mc´s. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, 2009, 103 f.

NOURODINE, A. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, M. C.; FAÏTA, D. Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17-30.

ROCHA, D.; DAHER, D. C.; SANT’ANNA, V. Produtividade das investigações dos discursos sobre o trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, M. C.; FAÏTA, D. Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002, p. 77-91.

SOUZA-E-SILVA, M. C.; FAÏTA, D. Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002.

VARGENS, D. Sentidos em reciclagem: uma análise linguístico-discursiva da construção de identidades dos catadores de Jardim Gramacho. Dissertação (mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras, 2005, 210f.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i08p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional