A Mobilização de Saberes Docentes na (Re)Construção Identitária de uma Professora de Língua Portuguesa

Andréia Godinho Moreira, Herminia Maria Martins Lima Silveira

Resumo


Resumo: Este trabalho foi motivado pelo interesse de refletir sobre os saberes docentes, levando em consideração a complexidade do ofício de professor. Busca-se aqui compreender de que forma a mobilização de saberes por parte de uma professora de Língua Portuguesa influencia no processo de (re)construção identitária dessa profissional, considerando que o sujeito professor se constitui na sua prática cotidiana. Sob esse enfoque, este estudo, à luz de uma abordagem discursiva, com base nas teorias de Bakhtin (1992; 2003), além de Silva & Matencio (2010), em diálogo com Tardif (2010), interessa-se em verificar como a identidade profissional dessa professora é construída discursivamente, em meio aos saberes mobilizados no evento em análise.

Palavras-chave: saberes docentes, identidade, discurso.



Abstract: This work was motivated by concern to think about teacher knowledge, taking into account the complexity of the teacher profession. We seek to understand how the mobilization of knowledge by a teacher of Portuguese Language affects the process of (re) construction of professional identity considering that the teacher is constituted by the daily practice. Under this approach, this study, in light of a discursive approach, based on the theories of Bakhtin (1992, 2003), and Silva & Matencio (2010), in dialogue with Tardif (2010), is interested in checking how the professional identity of this teacher is discursively constructed in the midst of knowledge mobilized in the event under analysis.

Palavras-chave: teacher’s knowledge, identity, discourse.


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 6ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4 ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. 2ed. São Paulo: Contexto, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11 ed. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SILVA, Jane Quintiliano Guimarães. Subjetividade e processos de (re)construção identitária em escrita de memoriais. (2010) inédito. Disponível em < http:// www.ich.pucminas.br/posletras/20.pdf.> Acesso em março de 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i08p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional