Fragmento, Suspensão e Oscilação em “Aquele sol noturno”

Sueli Cavendish

Resumo


Qualquer aproximação crítica a “Aquele Sol Noturno” jamais poderá ignorar as iniqüidades da ambiência racial do Sul norte-americano, nas quais o conto está profundamente mergulhado, desde que porejam, essas iniqüidades, a cada palavra escrita e lida e fornecem os componentes eletrizantes e tensionais que afligem igualmente personagens e leitores, criando entre eles uma espécie de comunidade do medo. Falarei dessa ambiência já na abertura desse pequeno texto, para em seguida endereçar as questões concernentes à construção tão precisa deste conto – o conto como fragmento, desde que ele se acha franca e abertamente imerso numa poética do fragmento, desdobramento e extensão, portanto, de uma poética originária do primeiro romantismo (Iena) que se estende ao modernismo – e à utilização de estratégias de suspensão e oscilação, que tanto provêem a abertura infinita da história quanto, e por isso mesmo, a desejada estrutura reflexiva, que permite que o conto pense a si mesmo enquanto gênero. Além de bordejar essas questões de caráter teórico mais abrangente, queremos inflectir essas breves notas em favor da compreensão da precisa e complexa construção faulkneriana.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i08p%25p

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