Indícios de autoria em textos de estudantes de curso on - line : critérios de análise

Antonio Carlos dos Santos Xavier

Resumo


Resumo:  O ensino a distância pela Internet tem se mostrado uma tendência na educação brasileira. Desenvolver a competência autoral em estudantes de cursos presenciais e a distância é um dos maiores desafios da formação universitária. Este trabalho propõe e aplica dez critérios para identificar indícios de autoria em textos de alunos de um curso de EaD da Universidade Aberta do Brasil. Conceitos de subjetividade, sujeito-scriptor, autoria, norma padrão da língua entre outros orientaram teoricamente a construção dos critérios. As análises de cunho qualitativo descreveram interpretativamente os dados e revelaram como tem sido o processo de aquisição da competência autoral por licenciandos em Letras a distância.


Palavras-chave: subjetividade, autoria, ensino a distância on-line/UAB



Abstract:  Distance learning via the Internet has shown a tendency in Brazilian education. One of the greatest challenges of university education is develop student‟s authorship who participate of  presence or distance courses. This paper proposes and applies ten criteria to identify issues of authorship in the students‟ texts who study at an EaD from the Open University of Brazil. Concepts of subjectivity, subject-scriptor, authorship, standards language among others directed the theoretical building of criteria. Qualitative analysis described and interpreted data which revealed as happens the acquisition of authorial competence by students in Arts of a distance course.


Key-words: subjective, authorship, distance learning on-line/UAB


Texto completo:

PDF

Referências


AUSTIN, John. L. Quando dizer é fazer: palavras e ações. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BAKHTIN, Michail. Problemas da poética de Dostoiéswisk. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BARTHES, Roland. A morte do autor, in: Os rumores da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Campinas: Pontes, 2008 [1966].

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.

FOUCAULT, Michel. O que o autor? Lisboa: Vega, 1992.

WATSLAWICK, Paul. A Pragmática da comunicação humana. São Paulo: Cultrix, 1996.

XAVIER, Antonio Carlos & SANTOS, Carmi Ferraz. E-Fórum na internet: um gênero digital. In: Araújo César, Júlio & Biase-Rodrigues, Bernadete. (Orgs) Interação na Internet. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i07p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional