Desafios na Criação da Cultura de EaD na UFPE

Dilma Tavares Luciano

Resumo


Resumo: O primeiro curso de Licenciatura em Letras a Distância – E-Letras –representa um importante momento na história da UFPE, que passou a integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), atualmente vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Colaborando com a iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para a consolidação da Educação a Distância online (EaD online), os cursos oferecidos através do sistema UAB vêm atender à demanda de formação superior de professores do Ensino Fundamental e Médio, ao mesmo tempo em que registra a construção de uma nova cultura educacional, cujos desafios enfrentados confirmam a existência de um novo paradigma da comunicação.

Palavras-chave: EaD online, formação superior, cultura educacional.

 

Abstract: The first distance graduation course in Language/Portuguese - E-Letras - represents an important moment in the history of UFPE, who joined the Open University of Brazil (UAB), currently tied for the Coordination of Improvement of Personnel Higher Education (CAPES). In order to collaborate with the initiative of the Ministry of Education and Culture (MEC) for the consolidation of online learning, the courses offered through the UAB system come to meet demand for higher education of teachers of elementary and high school at the same time that records the construction of a new educational culture, which challenges confirm the existence of a new paradigm of communication.

Keywords: online learning, higher education, educational culture.


Texto completo:

PDF

Referências


LUCIANO, Dilma Tavares. O ciberprofessor: novas perspectivas para o professional das Letras. Em Vera Moura, Maria Cristina Damianovic, Virgínia Leal (orgs.) O ensino de línguas: concepções & práticas universitárias. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.(p. 279-282)

MOORE, Michel G. & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Tradução Roberto Galman. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

NISKIER, Arnaldo. Educação a distância. A tecnologia da esperança. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

SCOTT, J.C. The Chautauqua Movement: Revolution in popular higher education. The Journal of Higher Education, 70 (4), p.389-412, 1999.

SILVA, Marco (org.). Educação Online: teoria, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i07p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional