O Ensino a Distância e as Novas Tecnologias: o funcionamento do discurso pedagógico nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Evandra Grigoletto

Resumo


Resumo: Partindo do histórico do percurso da Educação a Distância, que vai da correspondência via correio às novas tecnologias, a proposta deste texto é discutir se e como as novas tecnologias têm influenciado o funcionamento do discurso pedagógico. Tendo como pressuposto teórico a Análise do Discurso, pretende-se analisar questões como: o discurso pedagógico continua caracterizando-se como um discurso autoritário nos Ambientes Virtuais de aprendizagem? Como se dá o processo de interlocução professor/aluno e aluno/aluno nesses ambientes?

Palavras-chave: ensino a distância, novas tecnologias, discurso pedagógico.

 

 

Abstract: Based on the historical route of Distance Education, ranging from postal mail to new technologies, this paper has as purpose of discussing whether and how new technologies have influenced the functioning of pedagogic discourse. Based on the theoretical assumption of discourse analysis, we intend to analyze questions such as: is pedagogic discourse still characterized as an authoritative discourse in Virtual Learning Environments? How is the process of interlocution of teacher / student and student / student in these environments?

Keywords: distance learning, new technologies, pedagogical discourse


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i07p%25p

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