Uma reflexão sobre a videoaula no contexto da EAD

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Maria José de Matos Luna, Siane Góis Cavalcanti Rodrigues

Resumo


Resumo: Considerando a necessidade de refletir sobre novas práticas de ensino inseridas no contexto da Educação a Distância, este estudo visa investigar os recursos linguístico-discursivos presentes em uma videoaula do curso de Licenciatura emLetras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Baseados em pressupostos de vertentes que consideram a natureza discursiva da linguagem, particularmente os trabalhos de Hymes (1972, 1974) e Bakhtin (1997), a videoaula é analisada considerando questões relacionadas ao evento comunicativo, ao gênero discursivo e ao processo de ensino e aprendizagem, destacando aspectos relacionados às estratégias interativas, à concepção de educação e às relações com a aula presencial.

Palavras-chave: Videoaula, EAD, Interação.

 

 

Abstract: Considering the need of reflecting on new teaching practices inserted in the context of Distance Education, this study aims to investigate the linguistic and discursive resources presented in a video class of the course of Letras from Rural Federal University of Pernambuco. Based on presupposes of approaches that consider the discursive nature of language, particularly in the work of Hymes (1972, 1974) and Bakhtin (1997), the video class is analyzed considering facts related to communicative event, discursive genre and teaching-learning process, highlighting aspects related to interactive strategies, conception of education and relations to traditional class.

Palavras-chave: Video class, e-learning, Interaction


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i07p%25p

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