Elaboração de Materiais Didáticos Impressos para Educação a Distância

Ivanda Maria Martins Silva

Resumo


Resumo: Pretende-se ampliar o debate sobre a elaboração de materiais didáticos impressos para Educação a Distância (EaD), compreendendo-se a EaD como modalidade educacional em que alunos e professores estão fisicamente separados, mas unidos virtualmente por meio de recursos tecnológicos e pedagógicos. Para revisitar os pressupostos da EaD, serão priorizados os trabalhos de Moran (2002), Moore e Kearsley (2007), além dos enfoques de Sousa (2001), sobre gênero mediacional e Fernandez (2009)/ Scherer (2009) com estudos voltados para materiais didáticos impressos. Na EaD, a distância física entre professores e alunos pode ser minimizada, considerando-se a linguagem dialógica (BAKHTIN, 1999) na produção de materiais didáticos impressos.

Palavras-chave: materiais didáticos impressos, Educação a Distância, linguagem dialógica.

 

 

Abstract: This paper intends to enlarge the discussion about the development of printed educative texts for distance education, considering this one as a mode where students and teachers are separated physically but they are united virtually by technological resources and teaching methods. To revisit the assumptions of distance education, will be prioritized the studies of Moran (2002), Moore and Kearsley (2007), in addition to the approaches of Sousa (2001), about mediational gender and Fernandez (2009) / Scherer (2009) focused on studies printed educative texts. In distance education, the physical distance between teachers and students can be minimized, considering the dialogic language (BAKHTIN, 1999) in the production of printed educative texts.

Keywords: printed educational materials, distance education, dialogic language.


Texto completo:

PDF

Referências


AMIDANI, Cassandra. Evasão no ensino superior a distância: o curso de licenciatura em matemática a distância da Universidade Federal Fluminense/CEDERJ – RJ. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2004. 200f. Informações disponíveis em , acesso em 10 nov. 2005.

ABRAED. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. Disponível em: http://www.abraead.com.br/Acesso em: 20 maio 2009.

ARCOVERDE, M.; ARCOVERDE, D. "A produção de material didático em educação a distância numa perspectiva dialógica". Anais do I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Brasília, novembro, 2009.

AVERBUG, R. ―Material didático impresso para Educação a Distância: tecendo um novo olhar‖. Colabora: Revista Digital da CVA-RICESU. v. 2, n.5, p.16-31, agosto, 2003.

BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética. São Paulo: Unesp, 1993.

BARROS, D., FIORIN, J. (Orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 1994.

BARRETO, C. (Org.). Planejamento e elaboração de material didático impresso para Educação a Distância. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007.

BÉDARD, R. O material didático impresso no ensino a distância. In: PRETI (Org.). Educação a distância: ressignificando práticas. Brasília: Líber Livro, 2005.

BELISÁRIO, A. O material didático na Educação a Distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

BELO, A. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

BRASIL. MEC. Referenciais para elaboração de material didático para EAD no Ensino Profissional e Tecnológico. 2002. Disponível em:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA23IAL/referencial-material-didatico-mec>. Acesso em junho 2009.

CENSO EAD. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: Pearson, 2010.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1999.

DEMO, P. Educação hoje: ―novas‖ tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

FERNANDEZ, C. Os métodos de preparação de material impresso para EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

FRANCO, M.A. Elaboração de material impresso: conceitos e propostas. In: CORRÊA, J. (Org.). Educação a Distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FREIRE. P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

_______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GOMES, Maria João. Na senda da inovação tecnológica na Educação a Distância. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 42-2, Instituto de Educação e Psicologia, Campus de Gualtar – Universidade do Minho, Braga. 2008, p.181-202. Disponível em: Acesso em 27 de dezembro de 2009.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34., 1999.

LITTO, F. Aprendizagem a distância São Paulo: Imprensa oficial, 2010.

FERNANDEZ, C. T. Os métodos de preparação de material didático impresso para EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MARCUSCHI, L.; XAVIER, A. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro : Lucerna, 2004.

MARCUSCHI, L. Leitura como processo inferencial num universo cultural-cognitivo. In: BARZOTTO, V. H. (Org.). Estado de leitura. São Paulo: Mercado de Letras, 1999.

MARTINS, J.; OLIVEIRA, N. "Material didático: desconstruindo o ontem para construir o hoje e o amanhã." Anais do 11º Congresso da ABED, 2008. Disponível em ≤ http://www.abed.org.br/congresso2008 ≥ Acesso em: 15 de maio de 2009.

MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson, 2007.

MORAN, J. M. O que é Educação a Distância? Disponível em: Publicado originalmente com o título Novos caminhos do ensino a distância, no Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out-dezembro de 1994, páginas 1-3. Atualizado em 2002. Acesso em maio de 2008.

PALANGE, I. Os métodos de preparação de material para cursos on-line. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

PEREIRA, E.; MORAES, R. História da educação a distância e os desafios na formação de professores no Brasil. In: AMARALINA M.Souza; Leda Maria Rangearo Fiorentini; Maria Alexandra Militão Rodrigues. (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). 1 ed. Brasília: Faculdade de Educação, UnB, UAB, 2009, v. 1, p. 65-89.

PONTES, E.; LOPES, C.; COUTINHO, L. Linguagem audiovisual e educação a distância. In: SOUZA, A., FIORENTINI, L., RODRIGUES, M. Educação superior a distância: comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR). Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.

RONDELLI, E. Quatro passos para a inclusão digital. Disponível:< www.icoletiva.com.br> Acesso em nov. 2003.

SCHERER, S. Material impresso: um diálogo sobre estatística aplicada à educação. Anais do Congresso Internacional da Abed. Disponível em:http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/077tcc3.pdf> Acesso em:junho 2009.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SOUSA, R. M. Gênero textual mediacional: um texto interativo e envolvente na perspectiva de um contexto específico. Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Vernáculas - Universidade de Brasília, 2001. Dissertação de Mestrado.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora do SENAC, 2010. ZUIN, Antônio. ―Educação a Distância ou Educação Distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual‖. In: Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, vol.27, número especial, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a14v2796.pdf. Acesso em: 20 jun, 2010.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i07p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional