A ética nas relações entre tutores e alunos em ambientes virtuais de aprendizagem: um olhar bakhtiniano sobre a identidade e a alteridade

Shirlei Marly Alves

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão, a partir da concepção do ato ético responsável, de Mikhail Bakthin, acerca das relações entre tutores e alunos em cursos de educação a distância, focalizando o fato de que esses agentes entretecem um convívio mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação possibilitadas pelo avanço da informática, as quais promovem significativas alterações no modo como se estabelecem identidade e alteridade nas interações pedagógicas, manifestadas em seus discursos. No confronto entre o discurso regulatório da sua atividade e na eventicidade de cada ato singular junto aos alunos, emerge uma dimensão importante para a construção da identidade do tutor.

Palavras-chave: educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, identidade do tutor, ato ético responsável

 

 

Abstract: This article aims at proposing a reflection, from the conception of the ethical act responsibly, Mikhail Bakhtin, on the relationships between tutors and students in distance education, focusing on the fact that these agents weave a living mediated by new technologies information and communication made possible by advances in information technology, which promote significant changes in how they establish identity and otherness in educational interactions, manifested in his speeches. In the confrontation between the speech of its regulatory activity and event at a singular act with the students, there emerges an important dimension to the construction of the identity of the tutor.

Keywords: distance education, virtual learning environment, identity of the tutor, act ethically responsible


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i07p%25p

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