Aproximações e alinhamentos a propósito de Esclarecimento e Civilização

Aline Magalhães Pinto

Resumo


O presente ensaio pretende apresentar uma discussão entre dois textos  bastante distintos, O Conceito de Esclarecimento, capítulo inicial da Dialética do Esclarecimento de Adorno/Horkheimer e  Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, de Rousseau. O tom amargo de ambos os textos parece revelar um destino sem esperança para os homens. Entretanto, percebe-se em ambos os textos, nas entrelinhas, a idéia de que existe “algo” humano que pode ser resgatado (liberdade); embora se encontre corrompido pela autonomização das regras de sociabilidade (razão). Contudo, a possibilidade do mundo administrado, ou da tirania, está colocada e é muito palpável. De onde viria o apelo à comiseração, à compaixão, à desmitificação. Identificar-se com o sofrimento de um outro nós-mesmo é o a priori de uma sociedade que viria a  se constituir por laços da confiança, da amizade, da reciprocidade. Por uma tristeza mimética aprenderá o homem a ver um mesmo de si no outro exposto, vulnerável, mortal?

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor; Horkheime, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. 3ed.

ELIAS, Nobert. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

HIRSCHAMAN, Albert O. As paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes de seu triunfo. São Paulo: Paz e Terra.

KANT, E. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. In: Gardiner, P. Teorias da história. Lisboa: Caulouste Gulbenkian,1984. Pp. 28-88. [1784]

ROUSSEAU, Jean-Jacques. In: O contrato social e outros escritos. São Paulo: Editora Cultrix, 1980.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. In: O contrato social e outros escritos. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.

SIMMEL, George. A metropole e a vida mental. In: Velho, Otávio ( org.) O fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979, Pp.11-25.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i05p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional