A Hora e a Vez dos Pequeninos: O Burro e o Boi no presépio de Guimarães Rosa

Michelle Jácome Valois Vital

Resumo


Resumo: “Minha casa é um museu de quadros de vacas e cavalos”, diz Rosa em entrevista a Günter Lorenz (1983:67). A afirmação se aplicaria facilmente a toda a obra roseana, onde o gado, além de evocar sua longa existência simbólica, mitológica e literária, se oferece à contemplação em toda a exuberância de sua materialidade – som, cor, textura, volume, movimento, cheiro... Em O burro e o boi no presépio, a própria estrutura da obra exige essa contemplação. Nos vinte e seis poemas, os humildes coadjuvantes das Natividades de Botticelli, Schongauer, Dürer e outros, parecem aspirar a protagonistas, revestem-se do que Carlo Ginzburg chama “dimensão ostensiva” (GINZBURG 2001:119): ao “Ecce puer”, Rosa parece juntar “Ecce bos!, Ecce asinus!”. Verbo e pintura continuamente reenviam-se, ostentam-se um ao outro e, junto com a ênfase insistente nos bichos, o leitor entreouve “Ecce opera”! É nessa ekphrasis generosa, sem agon nem paragone, que cirandam os quadros, os bichos e a palavra de Rosa.

Palavras chave: ekphrasis –animais – intersemiose – intertextualidade – Guimarães Rosa

 

Abstract: “My house is a gallery hung with paintings of cows and horses”, says Rosa to Günter Lorenz in an interview (1983:67). The statement would easily apply to Rosa’s entire body of work, where horses, bulls, cows and donkeys are not only charged with symbolic meaning, but also offer themselves for contemplation in all their physical exuberance – sound, colour, texture, volume, movement, smell... In The donkey and the ox in the Nativity scene, the reader is “lured” into contemplation by the Literatura: Destaques-2 - Eutomia –Ano II, Nº 2 –Dezembro de 2009 structure of the piece itself. Each one of the twenty-six poems guides the reading of one painting, insistently emphasising the humble witnesses of the Nativity scene: “Ecce puer!”, of course, but also “Ecce bos!”, “Ecce asinus!”, they seem to be saying. Poems and paintings continually draw attention to one another, in an ekphrasis where, instead of evoking the famous “paragone” of the arts, word and image whisper in unison: “Ecce opera!”

Keywords: ekphrasis – animals – intersemiosis – intertextuality – Guimarães Rosa


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