O Lógos e a Especificidade da Linguagem Poética
Resumo
Resumo: A partir da imagem do λόγος oferecida pelo Evangelho de São João, buscaremos traçar neste artigo uma correlação entre a encarnação do λόγος divino e a criação do λόγος humano. O homem, ao criar seu λόγος, abriu a si mesmo várias perspectivas: nomear e criar; dominar e destruir. No entanto, é por meio da linguagem poética que ele se aproxima do divino e do eterno, pois o poema cria um mundo próprio, mítico, em que há sempre o presente; por isso rompe com a ratio e com a linguagem considerada normal, representada pela prosa.
Palavras-chave: lógos, poesia, fato poético, temporalidade na poesia.
Abstract: From the image of λόγος offered by the St. John’s Gospel, we will trace in this article the correlation between the incarnation of the divine λόγος and the creation of human λόγος. When the human being created his λόγος, opened to himself some perspectives: to nominate and to create; to dominate and to destroy. However through the poetical language that the humanity closes to the divinity and the eternity, because the poem creates a proper and mythical world, where always there is the present; therefore it breaches with the ratio and with the considered normal language, represented by prose.
Key words: lógos, poetry, poetical fact, temporality in the poetry.
Referências
ARISTÓTELES. Os pensadores: Aristóteles. São Paulo, Nova Fronteira, 1996.
AUERBACH, Erich. Mímese: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo, Perspectiva, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo, Hucitec/Annablume, 2002.
BENJAMIM, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo, Brasiliense, 1984.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
COHEN, Jean. Estrutura da linguagem poética. São Paulo, Cultrix, 1978.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo, Perspectiva, 2003.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo, Ed. 34, 1999.
KEEGAN, John. Uma história da guerra. São Paulo, Cia das Letras, 2006.
KINDERMANN, Heinz (org.). Handbuch der Kulturgeschichte. Potsdam, Akademische Verlagsgesellschaft Athenaion M.B.H., s/d.
LESSING, Gotthold E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. São Paulo, Iluminuras, 1998.
LEVIN, Samuel. Estruturas linguísticas em poesia. São Paulo, Cultrix, 1975.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa através dos textos. São Paulo, Cultrix, 1998.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo, Perspectiva, 1976.
ROSA, João Guimarães.Sagarana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001
VELOSO, Cláudio William. Aristóteles mimético. São Paulo, Discurso Editorial, 2004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.