Entre ensinar e deleitar: a arte de contar histórias no romance O Mundo de Flora
Resumo
Resumo: O livro O Mundo de Flora (1990) surge como uma obra ao mesmo tempo surpreendentemente simples e complexa: construída em vários planos, com variações de discursos em que vozes narrativas constantemente se alternam, embora exista um fio condutor bem articulado pela personagem Flora, entremeando cenas de sua vida e de seu mundo familiar com episódios recentes e distantes da história de Fortaleza. Aparece no romance, com muita freqüência, um narrador memorialista, produto das inúmeras pesquisas nas áreas da História, da Antropologia e da Sociologia, realizadas pela autora Angela Gutiérrez, em sua avidez de conhecimentos interdisciplinares, principalmente em áreas afins à Literatura.
Palavras-chave: O mundo de Flora, história, memória.
Résumée: O Mundo de Flora (1990) : Il s’agit d’une oeuvre au même temps simple et complexe, avec plusieurs plans de constructions. Le principal sujet de ce roman met en lumière des questions pleines d’innocence posées par une jeune fille – Flora – sur la recherche de la connaissance du monde. Le récit montre, aussi, un changement de temps, dans lequel Flora vieille et malade, est tout à fait écartée de son visage primitif : Le choeur de plusieurs voix articule un discours poliphonique, à peu près un mélange de scènes guidées par la mémoire et par des sentiments contradictoires. Il y a, aussi, beaucoup d’épisodes sur l’histoire de la famille de Flora, et, d’une façon générale, sur l’histoire de Fortaleza.
Mots-clés: O Mundo de Flora, mémoire, histoire.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BARTHES, Roland. “O efeito do real”. In: Literatura e Realidade. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1984.
BENJAMIM, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e o narrador”. In: ___.Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CARVALHO, Alfredo L. C. Foco Narrativo e Fluxo da Consciência. São Paulo: Pioneira, 1981.
FERNANDES, Ronaldo C. O narrador do Romance. Rio de Janeiro: Livraria Sette Letras, 1996.
FIORIN, José L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.
GUTIÉRREZ, Angela.O Mundo de Flora, Fortaleza: UFC – Casa José de Alencar, 1990. (Coleção Alagadiço Novo)
MORAES, Vera Lucia Albuquerque de. “Entre Real e Irreal: o Narrador e as Dimensões da Intersubjetividade”. In: Revista de Letras, no. 25 – vol. ½ - jan/dez 2003.
ROLAND, Ana Maria. Fronteiras da Palavra, Fronteiras da História. Brasília: Editora da UNB, 1997. SANTIAGO, Siviano. “O narrador pós-moderno”. In: Nas Malhas da Letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SANTIAGO, Siviano. “O narrador pós-moderno”. In: Nas Malhas da Letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.