A literatura nos livros didáticos de ensino médio: uma análise quantitativa de textos e questões

Ligia Gonçalves Diniz

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo observar de que forma a literatura e o texto literário são apresentados aos alunos de ensino médio nos livros didáticos de Língua Portuguesa. A ideia foi verificar em que medida a organização do conteúdo sobre literatura nesses livros favorecia ou prejudicava a aproximação entre os estudantes e o texto literário, no sentido de formar ou não o gosto pela leitura para além do ambiente escolar. Foi feita a análise dos 11 livros didáticos de língua portuguesa, distribuídos, pelo MEC, a escolas públicas, por meio do Programa Nacional do Livro Didático de ensino médio (PNLEM), entre 2009 e 2011. Tal análise consistiu na classificação dos textos literários presentes nesses manuais, de acordo com critérios relativos a gênero, autoria, relação com o cânone e uso pelos livros didáticos. Conclui-se que, além de não promover a leitura literária como experiência dialógica, os manuais colocam entraves entre o leitor e o texto.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i11p%25p

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