O papel da linguagem no desenvolvimento infantil: Implicações dos estudos de Leon Semenovitch Vygotsky

Autores

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.22885

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil. Fala, linguagem interior e escrita. Vygotski.

Resumo

O artigo aborda a concepção de linguagem verbal em Pensamiento y Palabra, texto de Vygotsky (2001) que trata das questões da fala, da escrita e da linguagem interior em suas relações com o pensamento. Neste estudo fazemos um recorte e situamos a linguagem na ontogênese, na história do indivíduo, particularmente, em seu papel no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. A análise da concepção de fala, linguagem interior e escrita evidencia o papel fundamental que a linguagem humana exerce no desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Docente da Universidade de Uberaba – UNIUBE

Doutorado em Educação (UNESP)

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos

Agradecimentos ao CNPq pelo apoio financeiro ao projeto “A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil”.

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Publicado

2017-10-03

Edição

Seção

Linguística