Trocas interacionais no estudo de gêneros: focalizando o gênero profissional résumé

Autores

  • Ana Valeria Bisetto Bork Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Curitiba)

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.22895

Palavras-chave:

Perspectiva sociocultural. Interação e mediação. Gênero professional résumé.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar parte dos resultados de uma pesquisa sobre o gênero profissional résumé, em que discussões ocorridas ao longo de um curso de escrita acadêmica são apontadas como responsáveis pela apropriação do gênero em estudo. Para tanto, trazemos os aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, das capacidades de linguagem e do estudo de gêneros. A análise das interações e intervenções orais realizadas tem como base as categorias dos modos de participação dos interlocutores na interação em eventos de comentários sobre textos em progresso (GARCEZ, 2010). Com base nos dados de pesquisa apresentamos uma expansão do rol de categorias com uma descrição de andaimes identificados nas trocas interacionais.

 

Biografia do Autor

Ana Valeria Bisetto Bork, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Curitiba)

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2016) e faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Participou como copesquisadora no projeto ILEES (Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina), coordenado pelo Prof. Dr Charles Bazerman, EUA, da Universidade de Califórnia, em Santa Barbara. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Edição

Seção

Linguística