Trocas interacionais no estudo de gêneros: focalizando o gênero profissional résumé

Ana Valeria Bisetto Bork

Resumo


O presente artigo objetiva apresentar parte dos resultados de uma pesquisa sobre o gênero profissional résumé, em que discussões ocorridas ao longo de um curso de escrita acadêmica são apontadas como responsáveis pela apropriação do gênero em estudo. Para tanto, trazemos os aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, das capacidades de linguagem e do estudo de gêneros. A análise das interações e intervenções orais realizadas tem como base as categorias dos modos de participação dos interlocutores na interação em eventos de comentários sobre textos em progresso (GARCEZ, 2010). Com base nos dados de pesquisa apresentamos uma expansão do rol de categorias com uma descrição de andaimes identificados nas trocas interacionais.

 


Palavras-chave


Perspectiva sociocultural. Interação e mediação. Gênero professional résumé.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i19p121-141

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional