A importância do mediador na formação de professores

Autores

  • Ana Angélica Lima Gondim Universidade Federal do Ceará
  • Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.229429

Palavras-chave:

mediação, desenvolvimento profissional, formação de professores.

Resumo

No processo de desenvolvimento profissional, em situação de formação de professor, a mediação tem um papel fundamental. Neste artigo, nosso foco é a formação do professor de português língua adicional proposta pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Nossa discussão está localizada no contexto do agir professoral em situação de formação cujo alvo é a análise e produção de material didático. Temos dois objetivos: entender o papel do formador ao atuar na zona de desenvolvimento proximal; e analisar efeitos da tomada de consciência do professor com relação ao seu agir professoral no desenvolvimento das capacidades de linguagem em situação de produção de material didático. Entendemos que nesse contexto, há um desenvolvimento profissional em curso e ele estabelece relações com a aprendizagem do “métier” professor. Os dados analisados foram gerados em uma formação de professores argentinos realizada na cidade de Rosário, em 2016.

Biografia do Autor

Ana Angélica Lima Gondim, Universidade Federal do Ceará

Professora em Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, com bolsa da Capes. Pesquisadora do GEPLA

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Letras Vernáculas. Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística e no PROFLETRAS na Universidade Federal do Ceará. Líder do GEPLA

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Publicado

2017-10-03

Edição

Seção

Linguística