Didática da escrita: reflexões sobre o desenvolvimento da capacidade de produção escrita
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.229448Palavras-chave:
escrita, ensino e aprendizagem, desenvolvimento.Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre o papel da escola e do ensino no desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva na língua inglesa do aluno universitário. Com base em uma pesquisa bibliográfica, buscamos apreender a complexidade da escrita a partir da visão vygotskiana e o que ela implica em termos de aprendizagem e de desenvolvimento. Para esse fim, discutimos o conceito de ‘zona de desenvolvimento proximal’ na sua concepção mais detalhada do conceito de ‘desenvolvimento’, mostrando a relação entre ensino e desenvolvimento, bem como as condições nas quais o indivíduo se desenvolve e transforma seu comportamento de linguagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.