Didática da escrita: reflexões sobre o desenvolvimento da capacidade de produção escrita

Autores

  • Fatiha Dechicha Parahyba Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.229448

Palavras-chave:

escrita, ensino e aprendizagem, desenvolvimento.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o papel da escola e do ensino no desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva na língua inglesa do aluno universitário. Com base em uma pesquisa bibliográfica, buscamos apreender a complexidade da escrita a partir da visão vygotskiana e o que ela implica em termos de aprendizagem e de desenvolvimento. Para esse fim, discutimos o conceito de ‘zona de desenvolvimento proximal’ na sua concepção mais detalhada do conceito de ‘desenvolvimento’, mostrando a relação entre ensino e desenvolvimento, bem como as condições nas quais o indivíduo se desenvolve e transforma seu comportamento de linguagem.

Biografia do Autor

Fatiha Dechicha Parahyba, Universidade Federal de Pernambuco

Professora de língua inglesa do Departamento de Letras da UFPE. Atualmente em Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, como bolsista do PNPD/CAPES. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA-UFC).

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Publicado

2017-10-03

Edição

Seção

Linguística