Perspectivas ontológicas e éticas da (inter)subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2017.23092Palavras-chave:
Intersubjetividade, Ontología, Ética, Discurso.Resumo
O presente ensaio tem por objetivo investigar os questionamentos filosóficos acerca da noção de (inter)subjetividade. Para esse fim procedeu-se a uma análise dialógica do pensamento de três importantes filósofos dos séculos XIX e XX, respectivamente: Soren Kierkegaard, Mikhail Bakhtin, Martin Heidegger. Enquanto o primeiro parte da distinção entre objetivo e subjetivo, para defender uma radicalização do pensamento subjetivo, Heidegger e Bakhtin enfatizam a coexistencialidade do homem e a responsabilidade ontológica. Para Heidegger (2005), as estruturas originárias do Dasein são o ser-no-mundo, o ser-com e a co-pre-sença – o que nos permite concluir que antes da própria pre-sença, os outros já estariam co-pre-sentes no ser-no-mundo –, ou seja, o ser-com-o-outro, determina existencialmente o Dasein. Quanto a Bakhtin (2016), são nos momentos comuns de uma arquitetônica, constituída por um conjunto de mundos concretamente individuais, que reside a (inter)subjetividade, ou seja, as várias arquitetônicas concretas são a ponte ontológica da ética individual bakhiniana.Downloads
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