O gênero “debate” em três coleções de Língua Portuguesa aprovadas no PNLD-2011

Clecio Bunzen, Jéssica Máximo

Resumo


O presente artigo discute o processo complexo de escolha dos objetos de ensino para livros didáticos de português dos anos finais do Ensino Fundamental. Partimos da hipótese de que se faz necessário compreender não apenas os eixos de ensino, mas também o tratamento dado a cada objeto de ensino escolhido para trabalhar na escola. Por tal razão, elegemos o gênero “debate” para realizar uma análise contrastiva e interpretativa do trabalho com este gênero em três coleções aprovadas no PNLD-2011. Os resultados indicam que cada coleção apresenta um projeto didático autoral singular, priorizando formas mais explícitas ou implícitas de ensinar a debater na escola e tarefas que desenvolvem algumas capacidades de linguagem. A pesquisa mostrou também a necessidade de irmos além das descrições dos objetos de ensino que são apresentadas nas resenhas do Guia Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2010).

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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i11p%25p

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