Literatura nos livros didáticos de ensino médio: as pesquisas de pós-graduação

Maria Amélia Dalvi

Resumo


Este trabalho expõe resultados parciais uma pesquisa bibliográfico-documental, de matriz histórico-cultural, cujo objetivo primeiro foi identificar, dentre dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no período de 2001 a 2011, temáticas, abordagens teórico-metodológicas e resultados (conclusivos ou não) em relação à literatura nos livros didáticos de ensino médio. Conjuga essa leitura qualitativa das fontes a uma análise quantitativa do número de trabalhos defendidos no período, em relação aos níveis, às diferentes instituições e programas de pós-graduação, às palavras-chave escolhidas pelos autores e à recorrência ou não dos mesmos orientadores a fim de encaminhar as conclusões, propondo um panorama das pesquisas contemporâneas na área.

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, Antônio A. G.; ROJO, Roxane. Livros escolares no Brasil: a produção científica. In: VAL, Maria da G. C.; MARCUSCHI, Beth (Org.). Livros didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005, p. 13-45.

BENDER, Eliane Andréa. O livro didático de literatura para o Ensino Médio. Dissertação (Linguística e Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.

BETAZZA, Vânia Lúcia. Literatura e Educação em tempos pós-modernos: uma abordagem nos livros didáticos do ensino médio. Dissertação (Letras). Universidade Estadual de Londrina, 2004.

BORGES, Jorge Luís. O livro de areia. Tradução: Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BULHÕES, Ricardo Magalhães. A periodização literária: uma análise dos materiais didáticos em dois momentos do século XX. Tese (Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2007.

CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. In: Estudos Avançados. n. 24, v. 69, São Paulo, 2010, p. 1-30.

CHARTIER, Roger. Que és un libro? In: _____ (Org.). Que és un texto?. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2006, p. 9-35.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: Unesp, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1994.

CHARTIER, Roger (Org.). As utilizações do objecto impresso (séc. XV-XIX). Tradução: Ida Boavida. Algés, Portugal: Difel, 1998 [1984].

DALVI, Maria Amélia. Drummond: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático. Vitória: Edufes, 2011a.

DALVI, Maria Amélia. A poesia contemporânea em livros didáticos e a formação de leitores escolarizados: a trapaça institucionalizada. In: Contexto. n. 20, jul.-dez. 2011b, p. 183-218.

DALVI, Maria Amélia. Drummond, a crítica e a escola: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático de ensino médio. Tese (Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, 2010.

JACONI, Sonia Maria Ribeiro. A apresentação da literatura nos livros didáticos do Ensino Médio. Dissertação (Letras). Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006.

JARDIM, Regina Celli Santana. Uma análise do livro didático Literatura Brasileira: tempos leitores e leituras, no tópico Trovadorismo e algumas sugestões de aplicação. Dissertação (Linguística Aplicada). Universidade de Taubaté, 2011.

MACEDO, André Barbosa de. De “romancistas do Nordeste” a “2ª fase da prosa modernista”: um processo histórico de canonização literário-escolar em livros didáticos de português. Dissertação (Educação). Universidade de São Paulo, 2010.

PEIXOTO, Fabiana de Lima. Afrobetizar: análise das relações étnico-raciais em cinco livros didáticos de literatura para o ensino médio. Tese (Estudos Étnicos e Africanos). Universidade Federal da Bahia, 2011.

SCHIAVON, Genoveva Maria Lage de Carvalho. A ascensão da cultura e o livro didático de literatura no ensino. Dissertação (Letras). Universidade Federal de Juiz de Fora, 2001.

SILVEIRA, Evaldo da Mota. A poesia de Manuel Bandeira em livros didáticos. Dissertação (Linguagem e Ensino). Universidade Federal de Campina Grande, 2009.

VERÍSSIMO, Aldora Maia. O processo de formação do leitor de literatura no ensino médio: uma análise documental do tratamento metodológico dado aos textos literários, no livro didático. Dissertação (Educação). Universidade do Oeste Paulista, 2003.

VIOTTO, Maria Eugênia da Silva. A leitura, o ensino de literatura e o livro didático: uma questão a ser discutida. Dissertação (Letras). Universidade Estadual de Maringá, 2004.

WANDERLEY, André de Sena. A poesia de Álvares de Azevedo e o ultra-romantismo em livros didáticos do ensino médio. Dissertação (Letras). Universidade Federal da Paraíba, 2002.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i11p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional