O Romance Polifônico de Dostoiévski: Questões de linguagem, dialogismo e gênero

Autores

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Centro Universitário Ritter dos Reis –UniRitter / Universidade de Caxias dos Sul – UCS. PROSUC/CAPES. Membro do Laboratório de Estudos Avançados em Linguagens – LEAL/UCPEL. E-mail: fernandabage@hotmail.com
  • Adail Sobral Universidade Católica de Pelotas - UCPel

DOI:

https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p185-197

Resumo

Este estudo trata da categoria de romance polifônico, empregada atribuída por Bakhtin para caracterizar a obra de Dostoiévski, em oposição ao romance monológico anterior a ele. Iniciamos por apresentar brevemente o contexto em que se desenvolveu o estudo de Bakhtin sobre a polifonia na obra de Dostoiévski. Em seguida discutimos as duas categorias do romance, criadas pelo filósofo russo, a saber: romance monológico e romance polifônico, e abordamos as especificidades do gênero romance, que fizeram com que Bakhtin tomasse esse gênero como objeto de suas investigações. Por fim, tratamos da polifonia caracterizada por Bakhtin como típica do romance dostoievskiano.

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Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Linguística