A ORTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vanessa Titonelli Alvim, Luciane Manera Magalhães

Resumo


Buscamos, neste trabalho, por meio da análise dos manuais de livro didático de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, analisar de que forma a ortografia vem sendo abordada. Dessa forma, apresentaremos algumas reflexões teóricas e conceituais com relação ao ensino das convenções ortográficas partindo de uma concepção de ensino que foque atividades significativas e reflexivas. Após essa discussão, analisaremos o trabalho com a ortografia, em uma coleção específica de Livros Didáticos, problematizando seus aspectos negativos e ressaltando suas abordagens positivas.

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, A.A.G. A avaliação dos livros didáticos de língua Portuguesa: para entender o Programa Nacional do Livro didático (PNLD). In: R.H.R.Rojo & A.A.G. Batista (orgs.) O livro didático de lingual portuguesa no Ensino Fundamental: Letramento escolar e cultura da escrita. Campinas: Mercado de letras. 2003.

BORTONI-RICARDO, S.M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BRASIL, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Guia do livro didático 2010: Português – séries/anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2010.

CARVALHO, Marlene de. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2007.

CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem bá-bá-bi-bo-bu. São Paulo: Scipione, 1998.

LEAL, T.F e ROAZZI, A. A criança pensa e... aprende ortografia.In MORAISA, A.G. (org). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.

MIRANDA, C. RODRIGUES, V.L. Aprendendo Sempre, 2º ano. São Paulo: Ática, 2008

MORAIS, A. G. (org). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MORAIS, A.G. (org.) Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998..

RANGEL, E. Livro didático de Língua Portuguesa: o retorno do recalcado, In: DIONISIO, A.P.; BEZERRA, M.A (Org.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

REGO, L.L.B. O aprendizada da norma ortográfica. In: Silva, A.; MORAIS, A.G.; MELO, K.L.R. (org). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ROJO, R. H. R. (Org.); BATISTA, A. A. G. (Org.). Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura da Escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

ROJO, R. H. R. (Org.) . Alfabetização e Letramento: Perspectivas Lingüísticas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

SILVA, A; MORAIS, A.G. MELO, K.R (orgs.). Ortografia na sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica 2007.

TRAVAGLIA, L.C. Gramática e Interação. São Paulo: Cortez 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional