A Natureza Multimodal do Gênero Texto Dramático em Manuais de Ensino de Língua Portuguesa

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, Larissa Minuesa Pontes Marega

Resumo


Este artigo tem por proposta apontar para a natureza multimodal do texto dramático, a partir das discussões de Schneuwly (2011) entre outros. Busca-se observar a abordagem desse gênero em livro didático de língua portuguesa, para conhecer, especificamente, de que modo se dá a abordagem voltada ao teatro como conteúdo a ser ensinado. Para tanto, selecionou-se como corpus o livro Trajetórias da palavra, destinado ao 9º ano, que tem por autoras  Diaféria e Pinto (2009). As análises permitiram observar que a concepção de texto dramático que se apresenta dilui-se nos comandos das atividades propostas que enfocam, basicamente, a estrutura composicional do gênero, quando o investimento focaliza a produção escrita, e as características relacionadas à performance, quando a proposta é voltada à dramatização.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.

DIAFÉRIA, Celina; PINTO, Mayara. Trajetórias da palavra. 9º ano. São Paulo: Scipione, 2009. Cap. 9. Pp.221-241.

DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola, 2011. pp.137-152.

FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira; AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola, 2011. pp.69-82.

MACHADO, Anna Rachel; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. In: MACHADO, Anna Rachel; ABREU-TARDELLI, Lília Santos; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes (Orgs.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009. pp.123-151.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010. pp.19-38.

__________. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais reflexões e ensino. 4.ed. São Paulo: Parábola, 2011. pp.17-31.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad.e Org. Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY, Bernard. Le travail enseignant. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Orgs.). Des objets enseignés en classe de français: Le travail de l’enseignant sur la rédaction de texts argumentatifs et sur la subordonnée relative. Rennes, FR: Presses Universitaires de Rennes, 2009, pp. 29-43. Trad. Sandoval Nonato Gomes Santos. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2011 [uso restrito].

SILVA, Paulo Eduardo Mendes; MORI-DE-ANGELIS, Cristiane Cagnoto. Livros didáticos de língua portuguesa (5ª a 8ª séries): perspectivas para o ensino da linguagem oral. In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (Orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 2003. pp.185-210.

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Revisão João Azenha Jr. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.




DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i11p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

Qualis (CAPES): B1-LETRAS / LINGUÍSTICA; B1-EDUCAÇÃO; B1-FILOSOFIA/TEOLOGIA:subcomissão FILOSOFIA; B1-INTERDISCIPLINAR; B3-CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS; B3-HISTÓRIA; B3-PSICOLOGIA; B5-EDUCAÇÃO FÍSICA; B5-ODONTOLOGIA; B5-SERVIÇO SOCIAL; C-ARTES / MÚSICA

Diretórios:


Indexadores:

 

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

Institucional