A difusão do pensamento bakhtiniano no Ocidente: uma leitura dos contextos de recepção no Brasil

Autores

  • Benedita França Sipriano UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • João Batista Costa Gonçalves UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Benedita França Sipriano UECE

DOI:

https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p120-143

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin. Contextos de recepção. Produção do conhecimento acadêmico

Resumo

A consolidação do pensamento do teórico russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) como influenciador de diversas áreas das ciências humanas, em especial os estudos da linguagem, foi construída historicamente, a partir de valores e confrontos em determinadas conjunturas histórico-sociais. Este artigo objetiva discutir sobre o processo de difusão do pensamento bakhtiniano no Ocidente, sobretudo nos diferentes contextos de recepção dessa abordagem no Brasil, abordando, em especial, a questão das traduções da obra bakhtiniana no país. O trabalho discute, também, a problemática dos “textos disputados” e o debate sobre a configuração do chamado Círculo de Bakhtin, com ênfase para uma reflexão sobre o lugar ocupado pelos estudiosos russos V. N. Volóchinov e P. N. Medviédev na constituição desse arcabouço teórico-metodológico. Por fim, pode-se destacar que a chamada Análise Dialógica do Discurso não é uma abordagem fechada e não se configura como um campo delimitado de análise do discurso, mas é fruto do trabalho de estudiosos brasileiros que vêm desenvolvendo pesquisas cujo fico condutor é a concepção sócio-histórico-ideológica de linguagem empreendida pelo Círculo de Bakhtin.

 

Biografia do Autor

Benedita França Sipriano, UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Mestre em Linguística Aplicada (PosLA/ UECE). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (UECE). Graduada em Letras - Português/ Literatura (UECE) e em Comunicação Social/ Jornalismo - UFC (Universidade Federal do Ceará).

João Batista Costa Gonçalves, UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006) e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é Adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará, coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e desenvolve pesquisas centradas nos estudos bakhtinianos do discurso

Benedita França Sipriano, UECE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Mestre em Linguística Aplicada (PosLA/ UECE). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (UECE). Graduada em Letras - Português/ Literatura (UECE) e em Comunicação Social/ Jornalismo - UFC (Universidade Federal do Ceará)

Downloads

Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Linguística