El dialogismo y los géneros de la interacción verbal humana en Jakubinskij y Voloshinov

Dora Maria Riestra

Resumo


Voloshinov e Jakubinskij, dois autores rusos referenciais do campo de estudo da interação humana, cujas contribuições foram reconhecidas neste século, a partir de pesquisas históricas e epistemológicas de lingüistas eslavistas (em particular,Ivanova e Sériot), serão revisados em função de elaborar propostas educacionais no ensino das linguas.

O contexto cultural russo será levado em consideração tanto na precisão terminológica quanto no reconhecimento de tradições e influências particulares.

Se colocam algumas questões de tradução e edição de dois trabalhos dos autores que contribuem conceitualmente para os estudos do diálogo em sala de aula e sobre os gêneros textuais como objetos de ensino.

O interesse em aprofundar o estudo da formação e internalização da linguagem externa, conceito central da atividade da linguagem, continua sendo nosso objeto de pesquisa didática. As metodologias descritas apontam para a discussão dos problemas atuais de interação e ensino das línguas.


Palavras-chave


dialogo; interaçao; géneros da palavra;atividade de linguagem

Texto completo:

PDF (Español (España))


DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p1-19



 

Qualis (CAPES): B1 (Quadriênio 2013-2016)

Diretórios:


Indexadores:

 JURN: Get the research you need, free

Directory of Open Access Journals


Associação de revistas acadêmicas latinoamericanas de humanidades e ciências sociais

 

 

Institucional