El dialogismo y los géneros de la interacción verbal humana en Jakubinskij y Voloshinov

Autores

  • Dora Maria Riestra Universidad Nacional de Río Negro

DOI:

https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p1-19

Palavras-chave:

dialogo, interaçao, géneros da palavra, atividade de linguagem

Resumo

Voloshinov e Jakubinskij, dois autores rusos referenciais do campo de estudo da interação humana, cujas contribuições foram reconhecidas neste século, a partir de pesquisas históricas e epistemológicas de lingüistas eslavistas (em particular,Ivanova e Sériot), serão revisados em função de elaborar propostas educacionais no ensino das linguas.

O contexto cultural russo será levado em consideração tanto na precisão terminológica quanto no reconhecimento de tradições e influências particulares.

Se colocam algumas questões de tradução e edição de dois trabalhos dos autores que contribuem conceitualmente para os estudos do diálogo em sala de aula e sobre os gêneros textuais como objetos de ensino.

O interesse em aprofundar o estudo da formação e internalização da linguagem externa, conceito central da atividade da linguagem, continua sendo nosso objeto de pesquisa didática. As metodologias descritas apontam para a discussão dos problemas atuais de interação e ensino das línguas.

Biografia do Autor

Dora Maria Riestra, Universidad Nacional de Río Negro

Didáctica de la lengua y la literatura

Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Linguística