Documentos oficiais em diálogo
DOI:
https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p144-168Palavras-chave:
Documentos oficiais, Cursos de Letras, Perspectiva dialógica, Estudos bakhtinianosResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição de autores russos para a ciência da linguagem, do ponto de vista epistemológico, teórico e metodológico, sinalizando a maneira como, ainda hoje, a perspectiva dialógica, deles derivada, possibilita a compreensão de discursos contemporâneos socialmente significativos. Para dar conta dessa tarefa, dois aspectos foram metodologicamente delineados: (i) a escolha dos pensadores que participam do hoje denominado “Círculo de Bakhtin” e cuja concepção de linguagem mudou o paradigma dos estudos linguísticos e literários; (ii) a delimitação do corpus em torno de documentos oficiais brasileiros contemporâneos: Pareceres CNE/CES n. 492/2001 e CNE/CP n. 2/2015, que fundamentam, respectivamente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e novas Diretrizes Curriculares para formação de professores. A análise dialógica evidenciou que, ao dialogarem, os documentos afirmam posições axiológicas centrípetas, reveladas no estabelecimento de normas para os cursos de Letras, objetivando direcionar a constituição dos projetos pedagógicos dos cursos.Downloads
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