Documentos oficiais em diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p144-168

Palavras-chave:

Documentos oficiais, Cursos de Letras, Perspectiva dialógica, Estudos bakhtinianos

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a contribuição de autores russos para a ciência da linguagem, do ponto de vista epistemológico, teórico e metodológico, sinalizando a maneira como, ainda hoje, a perspectiva dialógica, deles derivada, possibilita a compreensão de discursos contemporâneos socialmente significativos. Para dar conta dessa tarefa, dois aspectos foram metodologicamente delineados: (i) a escolha dos pensadores que participam do hoje denominado “Círculo de Bakhtin” e cuja concepção de linguagem mudou o paradigma dos estudos linguísticos e literários; (ii) a delimitação do corpus em torno de documentos oficiais brasileiros contemporâneos: Pareceres CNE/CES n. 492/2001 e CNE/CP n. 2/2015, que fundamentam, respectivamente, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras e novas Diretrizes Curriculares para formação de professores. A análise dialógica evidenciou que, ao dialogarem, os documentos afirmam posições axiológicas centrípetas, reveladas no estabelecimento de normas para os cursos de Letras, objetivando direcionar a constituição dos projetos pedagógicos dos cursos.

Biografia do Autor

Beth Brait, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Departamento de Linguística; Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, PUC-SP; PEPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL; PEPG em Literatura e Crítica Literária.

Jozanes Assunção Nunes, UFMT

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Letras, com mestrado em Educação e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Downloads

Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Linguística