Bakhtin e Vygotsky: tecendo as bases para o letramento jurídico
DOI:
https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i21p198-217Palavras-chave:
Letramento, Curso de Direito, Língua Latina, DialogismoResumo
Tendo em vista a importância dos Novos Estudos de Letramento como campo epistemológico para as discussões do ensino de língua materna, o objetivo deste artigo é discutir a respeito da necessidade do letramento jurídico na disciplina Linguagem Forense para alunos do 1º ano do curso de Direito em uma faculdade particular, uma vez que no contexto jurídico utiliza-se linguagem específica, como os brocardos e expressões latinas, que encerram diversos conceitos básicos dessa área de conhecimento, mas numa linguagem que não é conhecida por boa parte dos alunos que ingressa na vida acadêmica do curso de Direito. Assim, ancorados nos pressupostos bakhtinianos, vygotskyanos, nos Novos Estudos de Letramento e em autores, professores e advogados da esfera do Direito, partimos da exposição e análise do plano de ensino da disciplina Linguagem Forense e, nele, os conteúdos previstos anualmente e os definidos para o 3º bimestre, quando os alunos estudam a linguagem técnica, com a qual precisam familiarizar-se para compreender e desenvolver de forma adequada os textos que serão seus instrumentos de trabalho e estudo no decorrer do Curso e na sua vida profissional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.