Implicações da noção de escuta para a clínica de linguagem: uma reflexão saussuriana

Autores

  • Luiza Milano UFRGS
  • Mélany Dias da Silveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.244670

Palavras-chave:

clínica de linguagem, escuta, fala, falante, ouvinte

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da noção de escuta, que prevê suscitar repercussões para o âmbito da clínica de linguagem partindo de uma leitura singular de contribuições da linguística saussuriana. Há, nesse sentido, um deslocamento realizado a partir de conceitos presentes nas obras de Ferdinand de Saussure (CLG 1974, CLG 1972, ELG 2004), como falante, ouvinte e acústico, que pressupõem uma noção de escuta e podem vir a desempenhar um papel relevante na atuação em clínica de linguagem.

Biografia do Autor

Luiza Milano, UFRGS

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora e orientadora no PPG em Letras na mesma universidade.

Mélany Dias da Silveira, UFRGS

Mestranda em Estudos da Linguagem, vinculada a linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ANDRADE, Lourdes. “Considerações sobre a escuta na clínica de linguagem.”Cadernos de Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 47, n. 1/2, p. 167-174, 2005.

BARTHES, Roland; HAVAS, Roland. “Escuta.”Enciclopédia Einaudi, Lisboa: Imprensa Nacional, v.11, 1987.

D’OTTAVI, Giuseppe. “Ferdinand de Saussure e Monsieur B.”In: Bollettinodi Italianistica. Roma: Nuova Serie, v. VII, n. 1, p. 71-91, 2010.

LIER-DE VITTO, Maria Francisca; EMENDABILI, Mariana. “Uma posição sobre a escuta na clínica de linguagem.”Linguística, Montevideo, v. 31, n. 2, p. 73-82, dez. 2015.

MILANO, Luiza; STAWINSKI, Aline; GOMES, Janaína. “Por uma noção de escuta a partir do legado sausuriano.”Eutomia, Recife, v. 17, n. 1, p. 92-104, jul. 2016.

POLLONIO, Cláudia Fernanda. Escuta e interpretação na clínica de linguagem.2011. 146fls. Tese (Doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem) -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix. 1974.

SAUSSURE, Ferdinand de. Cours de Linguistique Générale. Édition critique préparée par Tullio de Mauro. Paris: Payot.1972.

SAUSSURE, Ferdinand de. Escritos de Linguística Geral(org. Bouquet & Engler). São Paulo: Cultrix. 2004.

STAWINSKI, Aline Vargas. O aspecto fônico da língua: uma reflexão sobre o lugar do ouvinte na proposta saussuriana. 2016. 108fls. Dissertação (Mestrado em análises textuais, discursivas e enunciativas) -Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

Downloads

Publicado

2020-03-26